Foto: CMO

Em comunicado, o município liderado pelo PS, explicou que na habitação continuará “a investir em mais soluções para arrendamento a valores acessíveis e disponibilizar lotes municipais para construção de habitação própria”.

No setor da educação, a Câmara Municipal pretende lançar as obras de requalificação das três escolas prioritárias (Escola Secundária de Odemira, EB 2,3 de São Teotónio e EB2,3 Damião de Odemira), do novo Centro Escolar do Almograve, investir na qualificação do parque escolar e apoiar, já em 2026, a criação de 100 novos lugares em creche. 

Na dimensão da saúde importa, com o apoio do município, terminar as obras do serviço de urgências básico de Odemira, do novo polo de saúde de Vila Nova de Milfontes e as ampliações dos polos de saúde de São Teotónio e de Almograve. 

Já no âmbito da mobilidade, serão concretizadas as obras em curso na rede viária municipal e projetados os próximos anos de beneficiação de ruas e estradas municipais. Ainda neste âmbito será lançado concurso para o aumento de 25 novos pontos de carregamento elétrico de viaturas.

O ano de 2026 ficará ainda marcado pela conclusão da requalificação urbana de Zambujeira do Mar (2.ª fase) e pela conclusão do espaço para novas empresas de Odemira.

O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, afirmou, no mesmo comunicado, que “o foco serão as pessoas”.

As ações a desenvolver centram-se em “três pilares estratégicos”, nomeadamente “desenvolvimento, qualidade dos serviços, dos equipamentos e dos espaços públicos, e cidadania que estimule uma participação informada, comprometida com a sustentabilidade do território e que seja exercida em liberdade e com justiça”, acrescentou.

O autarca sublinhou que “serão reforçadas as políticas públicas locais de desenvolvimento sustentável, com o propósito de criação de mais riqueza distribuída que promova a melhoria da qualidade de vida”.

O Orçamento e as GOP para o ano de 2026 foram aprovados, por maioria, na reunião da Câmara Municipal, realizada no dia 16 de dezembro, (com 4 votos a favor do PS e 1 votos contra do CHEGA, 1 voto contra da CDU e 1 abstenção da AD) e aprovado, por maioria, na sessão ordinária da Assembleia Municipal, realizada no dia 23 de dezembro, (com 19 votos a favor do PS, 7 votos contra da CDU, 4 votos contra do CHEGA e 3 abstenções da AD).

 

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.