Foto: DR

“Temos de lançar já o Plano Plurianual de Atividades, entrar e fazer já o Orçamento e inscrever nele tudo o que sejam as grandes obras”, nomeadamente os “auditórios de Santo André e de Cercal do Alentejo, as piscinas de Santo André e os primeiros programas de recuperação de casas”, afirmou Bruno Gonçalves Pereira.

Em declarações aos jornalistas após a cerimónia de instalação dos órgãos municipais, que se realizou hoje no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, o presidente eleito pelo movimento STC – Somos Todos Cidadãos revelou que vai “falar com Estado central para pedir” a devolução de “alguns imóveis” e “criar casas para professores e médicos”.

“Depois [queremos] começar a desbloquear lotes e construção em mais larga escala na cidade de Santo André e vamos começar a pegar no programa e fazer risquinhos tão breve quanto possível”, acrescentou.

Bruno Gonçalves Pereira foi eleito presidente do município de Santiago do Cacém nas eleições autárquicas de 12 de outubro, com o movimento STC, apoiado pelo PS e PSD/CDS-PP, a alcançar três mandatos, a CDU (coligação PCP/PEV) três e o Chega um.

Para a Assembleia Municipal, o STC elegeu nove deputados, assim como a CDU, o Chega dois e a coligação BE/PAN e Livre um deputado único.

Já nas Assembleias de Freguesia, cujos presidentes são membros inerentes da Assembleia Municipal, a CDU conquistou cinco das nove freguesias, o movimento STC ganhou três e o PS uma.

Na cerimónia de tomada de posse, o atual presidente da Câmara de Santiago do Cacém prometeu uma descentralização de competências para as freguesias marcada “pela equidade” e um mandato centrado nas pessoas.

“Vamos tratar todas as freguesias por igual, independentemente da cor política que foi eleita, como é óbvio e vamos procurar criar também uma espécie de um órgão consultivo do presidente com todos os presidentes das juntas de freguesia para agilizar” procedimentos, afiançou.

Questionado sobre a forma de governação, uma vez que não alcançou a maioria na câmara municipal, Bruno Pereira disse acreditar que “quem não venceu as eleições vai deixar governar”.

“Penso que se for do interesse das populações, acho que vai haver acordo. Não temos nenhum pejo em aprovar medidas que sejam propostas pela oposição e penso que o contrário não haverá porque toda a gente está com vontade de trabalhar em conjunto”, clarificou.

Após a cerimónia da tomada de posse, foi realiza a primeira reunião de funcionamento da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém.

Na Câmara Municipal tomaram posse o presidente Bruno Gonçalves Pereira (STC) e os vereadores Albano Pereira (CDU), Francisco Carrajola (STC), Sónia Gonçalves (CDU), Teresa Gonçalves (STC), Fábio Pereira (CDU) em substituição de Vítor Proença que renunciou ao mandato, e Cláudia Estevão (Chega).

Na constituição da mesa da Assembleia Municipal, foram eleitos por maioria Joaquín Toro (presidente), Luís Silva do Ó (1.º secretário) e Patrícia Silva (2.º secretário).


Comente esta notícia

O Caminho é seguir em frente com a nova PRESIDENCIA Camararia se for para realizar os projetos ditos é de louvar para Vila Nova de Santo André espero que o BAIRRO DOS CAIXOTES (288fogos )não seja esquecido com melhorias de obras pois as arvores que estão na AV DE SANTIAGO já passam a cima das moradias. Os BAIRROS das flores, pinhal, serrotes , por do sol e outros já tiveram melhorias.

Fernando Marinho

01/11/2025

Felicidades para esta nova etapa e esperemos que Santiago do Cacem cresça com mais obras aqui na zona em frente à urbanização do Carrascal....nesta zona entre a estrada de S. Domingos e a estrada do Cercal que está bastante esquecida... ..

Maria Emilia Santos

01/11/2025

Parabéns pelos resultados eleitorais. Os Cercalenses,agora, esperam pelo cumprimento das promessas feitas. Que o Cercal saia do atraso a que foi votado., que volte a ser , o que já foi : uma terra onde nada faltava . Falta-nos : Um lar para a 3° idade, uma creche, um espaço multiusos, recuperação de edifícios degradados, para habitação. E muito mais. Cercal é a terra mais atrasada do Concelho de Santiago. ( sempre foi enteada pobre.) Ao contrário de S. André, a filha mais nova é tão amada, onde tudo se investe. Que os impostos que os habitantes de Cercal , sejam aqui investidos. Nós merecemos. Esperamos, Confiantes de que a mudança nos seja benéfica.

Helena Melo

01/11/2025

Bem vindo Sr.Presidente espero que olhe mais pela freguesia de Santo André e venha visitar o Bairro da Atalaia Norte,um bairro esquecido tanta promessa e nada feito.

Leonilde Gonçalves

31/10/2025

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.