Município de Santiago Cacém firma protocolo com IPDJ para potenciar desporto
A Câmara de Santiago do Cacém e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assinaram um protocolo para o desenvolvimento de ações e atividades conjuntas no âmbito do programa "Clube Top", foi hoje divulgado.

Foto: CMSC
De acordo com o município, em comunicado, o acordo entre as duas entidades tem como finalidade o “desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de dirigentes capacitados para responderem às necessidades e expetativas dos seus associados e praticantes desportivos”.
O ato contou com a presença do Presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, do Diretor Regional do IPDJ do Alentejo, Miguel Rasquinho, e de Ricardo Andorinho, antigo jogador internacional português de andebol.
Para Álvaro Beijinha, citado no comunicado, “o desporto é uma área fundamental do desenvolvimento” deste município que tem “registado um crescimento acentuado de iniciativas, clubes e atletas nas mais diversas modalidades”.
“Este protocolo com o IPDJ vai permitir [o] acesso a um conjunto de formações na área do desporto de forma direta com formadores altamente qualificados”, explicou o autarca, acrescentando que a aposta na formação “é absolutamente fundamental para o objetivo de auxiliar os clubes a dinamizarem a prática desportiva” neste concelho.
Por outro lado, Miguel Rasquinho, do IPDJ, também citado no mesmo comunicado, reconheceu que “o Município tem um movimento associativo desportivo muito ativo” e apelou para que estes apresentem mais candidaturas aos apoios existentes.
O representante destacou os programas “Clube Top”, na área da formação, “Desporto para Todos”, que financia atividades não federadas, ou de “Reabilitação de Instalações Desportivas”.
“A parceria estabelecida entre o Município e o IPDJ visa a capacitação dos clubes desportivos locais, a formação e qualificação dos recursos humanos com responsabilidades de direção, gestão e administrativas, a promoção da empregabilidade no desporto e a valorização e reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido pelos clubes locais em prol do desporto e da comunidade”, lê-se no documento.
Em resultado deste protocolo, realizou-se a primeira formação sobre “Planeamento de Eventos Desportivos”, ministrada por Ricardo Andorinho a dirigentes de associações desportivas do Município.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025