Ministra da Saúde diz que ULSLA "é um bom exemplo" para o país em várias dimensões
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, inaugurou hoje o Hospital de Dia de Oncologia, da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), a funcionar há um ano no Hospital do Litoral Alentejano (HLA) em Santiago do Cacém.
Foto: DR
Na cerimónia, que se realizou no âmbito do périplo que a governante está a fazer pelas ULS do país, para preparar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o período de inverno, Ana Paula Martins destacou o bom exemplo desta unidade para o país.
“É um bom exemplo em três dimensões", disse a governante, apesar de reconhecer a "grande falta de recursos humanos" com que a unidade se depara.
Esta lacuna, acrescentou, verifica-se "a todos os níveis", destacando a falta de profissionais na área de enfermagem, mas também a "falta de médicos".
Apesar deste cenário, "com pouco, estas equipas fazem muito por esta ULS”, enalteceu Ana Paula Martins.
“Mas o bom exemplo desta unidade tem uma outra dimensão que a maior parte dos portugueses e portuguesas não imaginam a não ser se vierem cá, ou seja tem umas instalações ótimas, modernas, simples e sóbrias e tem instalações e equipamentos que são também eles motores de poderem atrair profissionais”, sublinhou.
A “inovação organizacional” é a terceira dimensão deste xadrez, salientou a governante que encontrou na ULS do Alentejo Litoral “exemplos de verdadeira articulação”.
“Nós que andamos sempre a falar em articulação de cuidados aqui acontece. Claro que isto dá muito trabalho e não é feito nem de um dia para o outro, nem sem um grande esforço dos profissionais que têm de se conhecer e pensar em conjunto esse modelo de articulação".
"E quem governa tem de encontrar os incentivos certos, também remuneratórios, mas sobretudo ao nível dos projetos e do ambiente de trabalho", reconheceu.
De acordo com Ana Paula Martins, a questão da falta de profissionais é “o grande problema” do setor e se “a principal aposta” do atual Governo “é o SNS” ele deve “ser transformado”, com a criação de “um estatuto próprio para os profissionais do SNS”.
“Temos de encontrar um modelo de carreiras e temos tentado inovar”, afirmou a ministra.
Após uma visita ao serviço de urgência, a Ministra da Saúde reuniu com o conselho de administração da ULSLA e contactou com alguns profissionais de saúde desta unidade.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
Prisão preventiva para suspeito de violência doméstica em Vila Nova de Santo André
25/11/2025
GNR detém homem por violência doméstica contra a sua mãe em Santiago do Cacém
02/12/2025
Barco de pesca naufraga ao largo de Sines sem causar vítimas
29/11/2025
Homem detido por roubo com arma branca em estabelecimento comercial em Sines
04/12/2025