Mau tempo causa queda de árvores, inundações e corte de estradas em Santiago do Cacém (c/áudio)
O mau tempo provocou, durante a madrugada e manhã, algumas quedas de árvores, inundações e cortes de estradas no concelho de Santiago do Cacém, indicou o comandante dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, Pedro Torrão.
Foto: DR
Em declarações à rádio M24, o comandante fez o ponto de situação das ocorrências mais graves registadas desde as 05:30 da manhã desta terça-feira.
De acordo com Pedro Torrão, cerca das 09:40, as estradas 261, em direção a São Domingos, e na zona da ribeira de Abela, ainda se encontravam "submersas" devido ao elevado caudal dos cursos de água.
O comandante deixou ainda alguns conselhos que devem ser adotados pela população e alertou para os comportamentos de risco, principalmente nas estradas.
Já no concelho de Alcácer do Sal, o mau tempo obrigou ao encerramento de quatro estradas que se encontram submersas devido à subida dos caudais de água nas últimas horas.
De acordo com o Serviço Municipal de Proteção Civil, por questões de segurança, esta manhã, foi encerrada ao trânsito a Estrada Municipal (EM1), entre Alberge e Casebres, estando igualmente encerradas a via de acesso a Santa Catarina de Sítimos (CM1071), entre Arêz e Vale de Guizo (EN382), e o acesso a São Romão do Sado (EN262).
Devido ao deslizamento de terras e pedras na encosta do Castelo, na cidade de Alcácer do Sal, está igualmente condicionado o trânsito na estrada junto ao bairro da Graça e na estrada de Santa Luzia.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Joseph por Portugal continental, tendo emitido vários avisos.
Devido aos efeitos da depressão Joseph, o IPMA colocou os distritos de Aveiro, Porto e Coimbra sob aviso vermelho entre as 03:00 e as 06:00 de quarta-feira por causa do vento forte com rajadas da ordem dos 140 quilómetros por hora (km/h).
O Instituto já tinha agravado na segunda-feira para vermelho os avisos devido à agitação marítima e para laranja devido à queda de neve, devido aos efeitos da depressão Joseph na passagem por Portugal continental.
Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa do vento forte com rajadas até 80 quilómetros por horas, sendo até 100 nas terras altas, até às 15:00 de hoje e depois na quarta-feira.
Os 18 distritos estão igualmente sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026