Mais de 170 operacionais e seis meios aéreos combatem chamas em Ermidas-Sado
Um total de 172 operacionais, apoiados por seis meios aéreos, estão a combater um incêndio florestal que deflagrou esta tarde na zona de Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém. O incêndio obrigou ao corte do trânsito nos dois sentidos no Itinerário Complementar 1 (IC1).
Foto: DR
De acordo com o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio, explicou que o foco eclodiu pelas 16:40 “na zona de Vale da Eira, entre Ermidas-Sado e Grândola”.
“O incêndio está a queimar uma área de eucalipto, pinhal e mato”, revelou.
Segundo o comandante, “estava prevista a ocorrência de trovoada seca” para aquela zona pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e, antes de o sinistro ter começado, “houve pessoas que identificaram vários trovões no local”.
Fonte do Comando Territorial de Setúbal da GNR indicou que o trânsito no IC1 está cortado, nos dois sentidos, ao quilómetro 613, junto a Ermidas-Sado, devido a este foco de incêndio, desde as 17:00.
A mesma fonte acrescentou que a alternativa "ainda é a Autoestrada 2 [A2]", havendo "outras estradas regionais" que também podem ser utilizadas, para evitar congestionamentos.
As operações de combate ao incêndio mobilizavam, às 17:55, 172 operacionais, apoiados por 51 veículos e seis meios aéreos, todos eles aviões.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026