Foto: CIMAL

Esta nova ferramenta resulta de um protocolo entre a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) e vai permitir o acesso gratuito dos leitores inscritos nas cinco bibliotecas públicas desta sub-região à BiblioLED.

De acordo com a CIMAL, em comunicado, trata-se de uma biblioteca pública que disponibiliza de forma gratuita livros digitais e audiolivros, através das bibliotecas municipais que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).

O protocolo assinado pelo presidente da CIMAL, Vítor Proença, “possibilita aos leitores inscritos nas bibliotecas municipais de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines o acesso, através da internet, ao catálogo de títulos da BiblioLED”, explicou.

O catálogo é “constituído por uma coleção nacional disponibilizada a todas as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e por 25 coleções regionais apenas acessíveis em cada Rede Intermunicipal”.

Para usufruir desta nova plataforma, basta que os leitores, inscritos numa das bibliotecas, disponham de um endereço de correio eletrónico, acesso à internet e equipamento eletrónico de leitura, que pode ser um computador, um tablet, um telemóvel ou um leitor de livros digitais (e-reader).

A “captação de novos públicos” é um dos objetivos do projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através da Medida C04-i01-m03 – Internacionalização, modernização e transição digital do livro e dos autores.

Além de livros digitais, os inscritos na plataforma têm também acesso a gravações de livros lidos em voz alta, os designados audiolivros.

“Cada leitor inscrito nas redes de bibliotecas tem acesso a dois livros digitais e a um audiolivro em simultâneo, dispondo de um prazo de 21 dias para os ler/ouvir. Se o fizer antes, recomenda-se que os devolva para que fiquem disponíveis para outros leitores. Se não o fizer dentro do prazo das três semanas, a devolução será automática”, advertiu.

As obras estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.