Lavrar o Mira e a Lagoa apresenta circo contemporâneo e fusão artística em Santiago do Cacém
O projeto Lavrar o Mira e a Lagoa, desenvolvido em parceria com a Câmara de Santiago do Cacém, apresenta, na sexta-feira, pelas 16:00, no antigo Largo do Barroso, uma performance de fusão artística entre a Associação Cultural de Santiago do Cacém e a Companhia de Circo Contemporâneo XY, divulgou o município. De acordo com a autarquia, [...]
O projeto Lavrar o Mira e a Lagoa, desenvolvido em parceria com a Câmara de Santiago do Cacém, apresenta, na sexta-feira, pelas 16:00, no antigo Largo do Barroso, uma performance de fusão artística entre a Associação Cultural de Santiago do Cacém e a Companhia de Circo Contemporâneo XY, divulgou o município.

De acordo com a autarquia, no sábado, pelas 16:30, no Parque Verde da Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém, com entradas gratuitas, realiza-se o espetáculo de circo contemporâneo Les Voyages com a participação do Coral Harmonia.
"A performance de fusão artística conjuga a pintura, a história e a arte circense, percorrem-se algumas ruas de Santiago do Cacém e viaja-se no tempo até à época em que alguns dos locais escolhidos e destacados pela Associação Cultural, possam ser revisitados e admirados", refere.
Les Voyages traz 20 artistas franceses da Companhia XY, que através da linguagem acrobática reflete e reinterpreta o espaço público para oferecer um instante, uma emoção particular. Uma odisseia circense fora do comum, fortemente sensorial e visual, repleta de tesouros escondidos que perdurarão na memória.
A performance Les Voyages resulta “do contacto direto, que acontece durante a residência artística de uma semana, com as populações, espaços urbanos e a própria arquitetura das cidades e locais onde depois apresentam o espetáculo”, explica Giacomo Scalesi, do Lavrar o Mira e a Lagoa
O público ao encontrar-se com estes acrobatas pode experimentar o sentimento de “deixar-se levar. Do pondo de vista figurativo, deixar-se levar por algo que não se conhece. Naquele momento sentirmos, no fundo, que somos livres”, acrescenta.
Para realizar essa reflexão e reinterpretação do espaço público que resulta no espetáculo Les Voyages está a decorrer, desde dia 11 de abril, uma residência artística com os elementos da Companhia XY em Santiago do Cacém.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026