Lançado concurso público para nova ETA de São Teotónio num investimento de 13,6 milhões de euros
A Águas Públicas do Alentejo lança, esta quinta-feira, o concurso público para a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de São Teotónio, num investimento global de 13,6 milhões de euros.
Foto: MAEN
Em comunicado, o Ministério do Ambiente e da Energia (MAEN) indicou que "a nova ETA de São Teotónio irá substituir cinco estações de tratamento atualmente em funcionamento, todas elas com alguns anos e de menor dimensão".
"Após a sua conclusão, irá operar em conjunto com as ETA de Santa Clara e de Almograve", explicou.
"Integrada no Sistema de Abastecimento de Santa Clara, que serve o Município de Odemira e assegura o fornecimento de água a cerca de 29 mil habitantes, entre população residente e flutuante, esta intervenção permitirá substituir infraestruturas obsoletas e modernizar profundamente o sistema de tratamento e abastecimento de água, reforçando a segurança do serviço e a eficiência da exploração", sustentou.
De acordo como MAEN, o sistema "inclui ainda uma unidade fotovoltaica para autoconsumo, contribuindo para a redução dos custos energéticos e para uma exploração mais sustentável".
"A infraestrutura terá capacidade para tratar cerca de 300 metros cúbicos de água por hora, assegurando o tratamento da água captada na albufeira de Santa Clara e após o transporte em adutor ao longo de 60 quilómetros de extensão".
Este investimento "vai responder a uma necessidade identificada e sinalizada há mais de 20 anos", referiu o ministério, acrescentando que as obras"deverão ter início no segundo semestre de 2026, com uma duração estimada de 870 dias", prevendo-se "a sua conclusão até ao final de 2028".
No comunicado, a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, sublinhou a importância estratégica deste investimento, considerando que se trata de um projeto "fundamental para reforçar a segurança do abastecimento de água no concelho de Odemira, modernizando infraestruturas que operam no limite da sua capacidade".
"Estamos a investir na qualidade da água, na eficiência da operação e na resiliência de um território particularmente exigente, garantindo um serviço público essencial às populações, hoje e no futuro”, sublinhou.
Este investimento permitirá uma melhoria significativa da eficiência de exploração do sistema, reforçando a fiabilidade do abastecimento de água e a qualidade do serviço prestado à população, concluiu o MAEN.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026