Junta de Freguesia de Santo André aprova orçamento de 663 mil euros para 2026
As Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento para 2026 da Junta de Freguesia de Santo André (JFSA), no valor de 663 mil euros, foram aprovados por maioria na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia, que se realizou, segunda-feira, na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”.
Foto: DR
A proposta contou com os votos favoráveis da CDU, a abstenção do STC - Somos Todos Cidadãos e o voto contra do Chega.
Segundo a junta de freguesia, numa publicação na sua página oficial do Facebook, o Orçamento para 2026 ascende a 663 mil euros, assumindo-se como "o maior de sempre" e "dando continuidade à tendência de crescimento registada nos últimos anos".
Também o volume de investimento atinge um valor recorde, cifrando-se em 99. 737 euros, revelou.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, este é um orçamento “com uma forte orientação para o reforço da capacidade operacional da junta”.
Esse reforço traduzir-se-á, nomeadamente, na "aquisição de uma nova carrinha e no início da obra de construção do novo Parque Operacional da Junta", investimento que permitirá “uma maior autonomia e eficiência quer na realização de obras, quer no apoio às associações, escolas e população em geral”, sublinhou o autarca.
Apesar da aposta significativa na componente operacional, a Junta de Freguesia de Santo André continuará a investir nas áreas da mobilidade, inclusão e requalificação do espaço público.
Estão previstas, entre outras intervenções, a construção de novas zonas pedonais no cemitério e em vários pontos estratégicos da zona rural de santo André.
O documento destaca ainda "a intenção de qualificar de forma integrada a zona envolvente ao Skate Park", em articulação com a Câmara Municipal, bem como uma "forte intervenção nos parques infantis". Está igualmente prevista a construção de uma casa de banho junto às Hortas Comunitárias.
Em 2026, o Orçamento Participativo Jovem terá a sua segunda edição e a Freguesia passará a dispor de uma aplicação móvel para aproximar "os cidadãos da gestão autárquica" e facilitar a comunicação de ocorrências no espaço público de forma "mais rápida, eficaz e intuitiva".
O orçamento contempla ainda investimentos noutras áreas, como a toponímia, o mobiliário urbano e a informática.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026