Foto: DR

 "Ontem à noite [domingo] saíram as análises da água,  [que] são inconclusivas porque o furo não foi utilizado durante muitos anos e a [recolha] foi feita", assim que começou a funcionar, "pelo que [os resultados] não eram muito fiáveis", explicou Carlos Rodrigues, em declarações à rádio M24.

De acordo com o autarca, durante a tarde de ontem foi feita nova recolha "para atestar se a água está própria para o consumo humano", cujos resultados serão conhecidos ainda esta segunda-feira.

Após ser detetada a avaria, no sábado, a empresa Àguas Públicas do Alentejo (AgdA) instalou uma "nova bomba no poço da Bica Santa", tendo sido retomado o abastecimento de água, através desta captação, cerca das 23:30.

No entanto, acrescentou, a Câmara de Santiago do Cacém e o Delegado de Saúde "aconselharam a não utilizar a água na ingestão e confeção de alimentos".

Ainda de acordo com Carlos Rodrigues, foi também salvaguardado o fornecimento de água para a confeção das refeições escolares, a partir desta segunda-feira.

"Temos duas cantinas, uma na escola-sede e outra na escola nr.02 que tem o jardim de infância e o 1.º ciclo e, neste momento, a câmara municipal disponibilizou garrafões de água e a junta vai fazer a entrega para salvaguardar as refeições escolares", afirmou.

Durante o fim de semana, várias corporações de bombeiros do concelho de Santiago do Cacém garantiram o fornecimento de água à população da vila de Cercal do Alentejo.

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.