Foto: DR

O programa, que arrancou esta segunda-feira e prolonga-se até 11 deste mês, visa "transformar vidas através da reabilitação de habitações degradadas".

Com o lema “Reabilitamos Casas, Reconstruímos Vidas!”, voluntários de todo o país dividem-se em equipas de trabalho e, ao longo de duas semanas, promovem pequenas reparações, pinturas e a eficiência energética de quatro casas.

Com estas ações, os voluntários irão beneficiar diretamente oito residentes nas freguesias de São Salvador e Santa Maria, São Luís e Vila Nova de Milfontes.

A iniciativa resulta de protocolo estabelecido entre o Município de Odemira e a Associação 'Just a Change', reforçando o compromisso conjunto na promoção da dignidade habitacional e inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade, sendo a comparticipação municipal no valor de 52.000,00€ para um total de 78.353,94€ de intervenção.

O restante valor é assegurado através do Programa de Inclusão Energética da EDP, do fundo social da 'Just a Change' e de parceiros empresariais.

Em 2025, o Município de Odemira conta com o apoio das Juntas de Freguesia de São Luís e de Vila Nova de Milfontes, do Agrupamento de Escolas de Odemira e da Santa Casa da Misericórdia, e assegura o alojamento dos voluntários, apoio técnico especializado e apoio logístico, bem como a gestão de resíduos das obras.

Desde 2010, a 'Just a Change' já promoveu mais de 700 intervenções, em casas e instituições sociais em dezenas de concelhos de norte a sul do país, gerando impacto em cerca de 14 mil beneficiários, dos quais 900 são residentes em casas particulares e 13 mil são utentes de instituições de apoio social.

Os campos da 'Just a Change' já mobilizaram 26 mil jovens voluntários, durante os meses de verão, num exemplo de intervenção social participativa e sustentável que gera impacto nas comunidades locais

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.