Foto: CMG

João Fonte Santa, natural de Évora, é um dos artistas mais representativos da sua geração. Estudou pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Além da sua prática artística, também atua como comissário de exposições de arte contemporânea e colaborador em diversas publicações nacionais e estrangeiras como ilustrador. Expõe regularmente desde os anos 90, em nome individual ou, coletivamente, a nível nacional e internacional.

Em "Mundo de Aventuras" João Fonte Santa aborda a problemática das mitologias nacionais e a desconstrução do colonialismo.

Com curadoria de José Alberto Ferreira, a exposição de arte é constituída por três núcleos. Aborda, no primeiro, a identidade nacional, entre o Berço da Nação e A Portuguesa. No segundo, grandes telas representam imagens do livro «De Angola à Contracosta», originalmente publicado em 1886, que retratam a narrativa dos exploradores portugueses Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, acerca duma viagem de aventura e descobertas pelo continente africano.

O terceiro núcleo, exposto na Escola Secundária António Inácio da Cruz, e criado sobre um original de banda desenhada português, anónimo, datado de 1977, explora a fauna africana, com telas de cores fortes e traço preciso, que convidam a interpretar a beleza dum mundo natural, um paraíso selvagem, numa África em guerra.

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.