Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo de Odemira 2025
A modernização de uma sede recreativa, uma via pedonal para um cemitério e um projeto dedicado ao desporto são algumas das propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP) de Odemira.
Foto: CMO
O OP de Odemira vai financiar a implementação de quatro projetos propostos pelos munícipes na edição de 2025, que levou a votação 15 propostas e registou um total de 1.296 votos.
As propostas vencedoras são “Modernização e melhoria da sede da Sociedade Recreativa Colense” (160 votos), “Preservar o Passado e Cuidar do Presente”(159), “Via Pedonal para o Cemitério da Boavista dos Pinheiros” (141) e “Desporto com Sombras” (135).
O anúncio dos projetos vencedores decorreu, esta terça-feira, no edifício dos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e de vários cidadãos responsáveis por propostas submetidas a votação e apoiantes.
As propostas, de natureza material e imaterial, incidiram em projetos culturais, educativos, desportivos, ambientais e sociais, bem como a beneficiação de espaços públicos e acessibilidades.
A votação decorreu durante o mês de novembro, tendo votado todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.
Os projetos vencedores serão incluídos no Orçamento Municipal de 2025, até ao montante global de 300 mil euros, com o valor máximo de 75 mil euros por proposta.
O Orçamento Participativo de Odemira é uma ferramenta de democracia participativa que tem por objetivo potenciar a participação dos cidadãos, assente em princípios de proximidade, transparência e oportunidade. Desde a sua implementação, em 2011, já foram escolhidos pela população 58 projetos num investimento global superior a cinco milhões de euros.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026