IP garante lançamento de concursos para "soluções mais profundas de reabilitação" da EN120
A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) garantiu, este sábado, que tem vindo a realizar, “sempre que necessário”, intervenções “de reparação do pavimento” no troço da Estrada Nacional (EN) 120, que serve diretamente o concelho de Santiago do Cacém, e que serão lançados concursos para soluções mais profundas de reabilitação.

Foto: CMSC
Num esclarecimento, enviado por email à rádio M24, a IP refere que relativamente ao estado de conservação da EN120 têm sido asseguradas “as condições de segurança e circulação”.
“Não obstante a execução destes trabalhos de carácter mais pontual, a IP tem desenvolvido os projetos para a concretização de soluções mais profundas para a reabilitação do troço da EN120 em Santiago do Cacém, a que se seguirá o lançamento dos concursos para as empreitadas”, indicou.
Segundo a IP, a realização destas intervenções “irá assegurar a melhoria das condições de segurança, circulação e conforto da via, indo ao encontro dos anseios das populações que utilizam a EN120 nas suas deslocações diárias”.
A resposta da IP surgiu depois de uma ação de luta, este sábado, promovida pela Comissão de Utentes de Santiago do Cacém, que juntou algumas dezenas de pessoas para exigir a reparação de um troço de cerca de 15 quilómetros, entre a Cruz de João Mendes, na freguesia de São Francisco da Serra, e a cidade de Santiago do Cacém.
Também o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, reiterou em ofício enviado na última semana à IP, o pedido de intervenção urgente na EN 120.
De acordo com o autarca, na missiva, trata-se de "uma das entradas principais de acesso à cidade de Santiago do Cacém, utilizada diariamente por centenas de automobilistas, que apresenta um estado de degradação bastante acentuado, encontrando-se com o pavimento praticamente intransitável, com diversos buracos de dimensões consideráveis, que prejudicam gravemente as viaturas que ali circulam, colocando em causa a segurança rodoviária".
"As condições meteorológicas do inverno passado acentuaram o mau estado que esta estrada apresenta desde longa data e, atualmente, devido à realização da intervenção no IC 33, por parte da IP, tem intensificado a sua utilização, especialmente pelo trânsito de viaturas pesadas provenientes da obra, tornando insustentável e incomportável a circulação de qualquer tipo de viatura nesta via", assinalou.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025