Foto: DR

Durante a cerimónia, foram homenageados alunos e pessoal docente e não docente, que se distinguiram em diversas áreas, tendo havido ainda espaço para um painel de discussão que reuniu responsáveis de diversos Grupos de Trabalho que, no seio do IPS, se debruçaram sobre um estudo que incidiu sobre o papel da Academia no desenvolvimento social, ambiental, económico e cultural do território.

O evento culminou com a atribuição do Diploma de Instituição de Mérito Científico e Tecnológico à APS, distinguindo e seu papel enquanto entidade impulsionadora da modernização do setor portuário, contribuindo para a afirmação de Portugal em domínios estratégicos como a digitalização, sustentabilidade e transição energética.

Este galardão premeia ainda o contributo da APS para o desenvolvimento científico e tecnológico, numa constante procura de projetos de inovação, com interesse para a sociedade, projetos de onde se destaca a Agenda NEXUS, que tem no IPS um forte parceiro ao nível da investigação, desenvolvimento e qualificação de capital humano.

Fernanda Nunes, membro do Conselho de Administração da APS, recebeu esta distinção realçando ser neste ”contexto de valorização mútua que se insere a parceria que une o IPS à APS".

"Uma colaboração que não se limita à partilha de recursos ou à concretização de projetos, mas que se sustenta num alinhamento estratégico e numa visão comum: a de promover um território mais inovador, sustentável e competitivo”, salientou.

Fernanda Nunes destacou ainda que enquanto ”principal infraestrutura portuária nacional, a APS tem plena consciência do seu papel estruturante na economia portuguesa”.

E reafirmou o compromisso com ”a inovação, a descarbonização e a transição energética não como meras tendências, mas como imperativos éticos e estratégicos”.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.