Foto: CMSC

Em declarações aos jornalistas, à margem da inauguração, o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, referiu que esta é uma das obras que mais marcará a cidade.

“Acho que é das obras que mais marcarão a cidade de Santiago do Cacém, por ser um jardim secular” e esta obra “veio dignificar muito o jardim e o edifício dos Paços do Concelho”, afirmou.

A obra incluiu a criação de zonas de estar, a plantação de árvores, arbustos e trepadeiras, a colocação de novo mobiliário e equipamento urbano, a construção de uma área de quiosque com zona de esplanada, a requalificação das áreas de circulação pedonal e a reabilitação dos passeios existentes.

Inclui ainda a criação de acessos desnivelados às passadeiras, a criação de bolsas de estacionamento, o reforço da rede de abastecimento de água e reconfiguração da rede de pluviais, pavimentação e nova sinalização rodoviária.

“Foi uma alteração profunda, mas sem mexer com a identidade, devolvendo a pedra de granito e recuperar um pouco a zona histórica da cidade, com uma imagem completamente diferente daquilo que existia”, assinalou.

De acordo com o autarca, com esta obra a autarquia apostou igualmente na mobilidade “com passeios largos, piso em terra com um tratamento que irá durar muitos anos”.

“Insere-se na estratégia definida há dez anos atrás com um conjunto de obras calendarizadas no tempo e, praticamente, tudo o que planeamos estão concretizadas”, concluiu.

Para celebrar esta inauguração decorreu o espetáculo "E se as árvores falassem?", que pretendeu envolver a todos na magia e na reflexão sobre a importância do espaço. 

A iniciativa contou com as participações da Fanfarra dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, do Grupo de acrobatas do Chapitô, Coral Harmonia Juvenil, Puro Cante, Grupo Coral Bafos de Baco, Joana Luz, Ricardo Martins, Fernando Vicente, Carlos Silva, e a Brass Band – alunos da Academia de Música de Santo André, e o apoio de Edgar Gamito Unipessoal – Cortiças e Lenhas, e à Contra Regra - Associação Cultural / Teatro do Mar.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.