Grupo de cidadãos vai apresentar candidatura aos órgãos autárquicos de Santiago do Cacém
A corrida à liderança da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com a saída de Álvaro Beijinha (CDU), a cumprir o seu último mandato, está a ser cada vez mais disputada com o surgimento de um novo movimento neste concelho.

Foto: CMSC
Na última semana, foi anunciado um novo movimento, o segundo no espaço de um mês, de um grupo de cidadãos que vai avançar com uma candidatura nas eleições autárquicas deste ano, para complicar as contas aos partidos no concelho.
Em comunicado, o movimento composto por dezenas de cidadãos de várias freguesias explicou que a decisão de avançar com uma candidatura aos órgãos autárquicos do concelho de Santiago do Cacém foi tomada “após diversas reuniões”.
A base da candidatura assenta “no desenvolvimento de um plataforma de cidadãos, criada no sentido de ouvir e acolher sugestões da população por uma governação local pública mais democrática, inclusiva e participativa”.
A comissão promotora é composta por Miguel Freitas, Sheila Pires e Clémence Thiollier.
Segundo os promotores, que promovem, este sábado, uma sessão pública, às 15:00, no Centro Cultural, em Vila Nova de Santo André, pretende-se “criar, junto à população, um processo aberto e transparente, que una as pessoas na construção de um programa e na escolha dos candidatos, que seja independente do ponto de vista partidário”.
“O direito à habitação, emprego digno, economia social, saúde acessível, ecologia, bem-estar animal, educação ao longo da vida, solidariedade e justiça social”, são prioridades deste movimento que quer “dar voz aos cidadãos” do concelho de Santiago do Cacém.
No concelho de Santiago do Cacém já foi anunciada a candidatura do movimento independente “Somos Todos Cidadãos”.
As próximas eleições autárquicas deverão decorrer em setembro ou outubro deste ano.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025