Grândola promove ações sobre Cultura Urbana e Habitação
A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola promove, nos dias 09, 16, 24 e 31 deste mês, um conjunto de atividades dedicadas ao tema "Cultura Urbana e Habitação", no âmbito do projeto europeu CLAD — Citizens and Libraries Against Desinformation (Cidadãos e Bibliotecas contra a desinformação).
Foto: CMG
Em comunicado, o município explicou que a Biblioteca e Arquivo de Grândola é um dos seis equipamentos portugueses selecionados para integrar este projeto.
Trata-se de uma iniciativa "que envolve Portugal, Alemanha e Eslováquia na organização de ações que incluam formação e educação para o combate à desinformação, tendo em vista uma participação ativa dos cidadãos", acrescentou.
É também a única Biblioteca Pública a executar ações no quadro deste projeto, tendo como subtema "Cultura Urbana e Habitação".
A primeira fase do projeto arranca já esta sexta-feira, com uma reunião interna para debater a Habitação, a (Des)informação e as Bibliotecas Públicas, visando delinear problemas, perspetivas e estratégias de mitigação no plano nacional.
A 16 de janeiro, o Cineteatro Grandolense acolhe a 2.ª fase do projeto, constituída por uma reunião pública, mediante inscrição, sobre a Habitação, a (Des)informação e a Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola.
Nesta ação pretende-se debater, entre as 11:00 e as 12:00, o papel da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola no desenvolvimento de Estratégias de Mitigação da Crise da Habitação, seguindo-se, entre as 12:15 e as 13:15, o desenvolvimento de projeto com base nas estratégias identificadas. Entre as 15:00 e as 16:00, serão apresentados os resultados provisórios.
A 3.ª e última fase do projeto decorre, nos dias 24 e 31 de janeiro, na Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola.
O programa inicia a 24 de janeiro, às 15:00, com apresentações em formato PechaKucha efetuadas pelas entidades coordenadoras do projeto CLAD: BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação; DGLAB — Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas; e Goethe Institut Portugal.
Segue-se, às 15:20, a apresentação dos resultados das reuniões por técnicos do serviço de Biblioteca do Município de Grândola, e às 16:00, Sara Teixeira, jornalista da plataforma Polígrafo, procederá à apresentação da reportagem realizada acerca dos casos de Grândola e de Lisboa relativamente a cooperativas de habitação, intitulada "Um Degrau de Cada Vez: como as Cooperativas Abrem Caminho para Casas Acessíveis".
Depois, às 17:15, Simone Tulumello, geógrafo, investigador no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa e membro fundador da Rede H – Rede Nacional de Estudos sobre Habitação, apresentará o seu livro Habitação Para Além da “Crise”— Política, Conflito, Direito.
As atividades previstas para 24 de janeiro encerram às 18:30, com um espetáculo produzido pelo Coro da Casa da Achada — Centro Mário Dionísio designado Canções pelo Direito à Habitação.
No dia 31 de Janeiro, às 15:00, realiza-se a exibição do vídeo-ensaio Casa: Uma Revolução Assim, produzido no contexto do festival Uma Revolução Assim (Uma Revolução Assim: Debates e Conversas | Goethe-Institut) pelo artista Nuno Cera e o arquiteto Tiago Mota Saraiva, em colaboração com a curadora Julia Albani, que será sucedida de uma conversa.
As atividades promovidas pelo Município de Grândola no âmbito do projeto encerram após a inauguração, com visita orientada associada, da exposição Arquitetas da Liberdade, criada pela Associação Mulheres na Arquitetura.
O projeto CLAD resulta de uma candidatura no âmbito da call CERV-2023-CITIZENS-CIV – Citizens, Equality, Rights and Values (@CERVprogramme) empreendida pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD @badpt), em conjunto com o Goethe Institut e contando com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Todas as atividades são de acesso gratuito.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026