Grândola inaugura Núcleo Museológico de Etnografia Casa Frayões Metellos
A Casa Frayões Metellos, edifício senhorial situado na Rua Vaz Pontes, que é inaugurado este sábado, às 15:30, vai albergar o Núcleo Museológico de Etnografia.
Foto: DR
Este novo espaço juntar-se-á aos núcleos já existentes: Grândola, Vila Morena, Olaria de Melides, Igreja de São Pedro, Adega António Inácio da Cruz e Museu Mineiro do Lousal, completando, o Museu Municipal Polinucleado de Grândola (MMPG).
De acordo com o município, em comunicado, o Núcleo Museológico de Etnografia – Casa Frayões Metellos, sede do MMPG, será um espaço de pesquisa, estudo e divulgação das memórias de vida e de trabalho da comunidade grandolense, onde se efetuará a coordenação dos equipamentos culturais que constituem o Museu Municipal.
A Casa, construída no século XVIII, foi residência de famílias nobres e funcionou como escola primária, durante cerca de cem anos. O município reabilitou o imóvel para instalar o espaço museológico que acolhe uma exposição de longa duração, outra temporária, o serviço educativo e o Centro de documentação.
As exposições, que ocupam grande parte do edifício, permitem recuar no tempo, levando os visitantes a relembrar ou a conhecer, por meio de imagens, filmes, textos e peças, atividades e ofícios tradicionais que deixaram de existir ou passaram a ser realizados noutros moldes, devido a alterações sociais e económicas ou à modernização tecnológica.
No Centro de documentação será possível consultar diversas tipologias documentais e desenvolver investigações sobre o património material e imaterial do concelho, com a finalidade de aprofundar conhecimentos ou de efetuar trabalhos escolares ou académicos. A história e a arquitetura da Casa Frayões Metellos também evocam ambiências de outros tempos, tornando mais completa a experiência vivida.
A recuperação e musealização de edifícios históricos reveste-se de enorme importância para o município de Grândola. Os equipamentos museológicos disponibilizados ao público, mostram o intenso trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos para salvaguarda do património e da memória coletiva e consolidação da política municipal de valorização e preservação do património histórico, arqueológico e etnográfico.
Os Núcleos Museológicos localizados na vila, todos inaugurados no simbólico mês de abril, relembram que o património e a cultura são pilares fundamentais da liberdade e democracia.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026