Governo melhora gestão da água na Zona Industrial de Sines
O Governo atribuiu à empresa pública Águas de Santo André (AdSA), em modelo de operador único, a gestão integrada das várias origens no fornecimento de água, urbano e industrial, na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

Foto: DR
A AdSA, que já era a concessionária do sistema de abastecimento, de saneamento e do processamento dos resíduos industriais na ZILS, passará a gerir também as origens de água não convencionais.
Num comunicado conjunto, os ministérios do Ambiente e Energia, da Economia e das Infraestruturas e Habitação, referem que o despacho, que determina este modelo de operador único, foi publicado hoje em Diário da República.
O despacho tem como objetivo "assegurar um serviço adequado, competitivo e equitativo a todas as indústrias em Sines, a maior área industrial e logística da Península Ibérica".
"A operação permite gerir de forma integrada e racional as várias origens de água disponíveis (salina, doce e reutilizada) em função das necessidades quantitativas e qualitativas da procura industrial, quer se destinem aos processos de arrefecimento ou de incorporação no processo produtivo", explica o Governo.
Esta alteração "permite reduzir a pressão sobre as origens convencionais, como as águas superficiais e subterrâneas, e garantir um uso mais eficiente e sustentável dos recursos, numa área de escassez hídrica".
"Este modelo poderá ser complementado, em processos de grande exigência por parte dos promotores industriais, com a instalação de pequenas unidades de dessalinização privadas", indica.
No comunicado, o Governo realça que para "a eficaz implementação desta operação" será necessária a integração no sistema de abastecimento das infraestruturas de captação e rejeição de água do mar da antiga central termoelétrica de Sines, assim como a reutilização da água tratada na ETAR de Ribeira de Moinhos.
"A nova vaga de investimentos estratégicos na área da transição energética e digital na ZILS suscita exigências acrescidas em matéria de capacidade para fornecimento de água para uso industrial. Este novo modelo é fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável da ZILS e da região envolvente, conciliando o crescimento económico com a preservação dos recursos naturais e a proteção do ambiente", pode ler-se.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025