Freguesia de São Francisco da Serra aprova orçamento de 187 mil euros para 2026
A Junta de Freguesia de São Francisco da Serra vai contar em 2026 com um orçamento de 187 mil euros, sendo cerca de 48 mil euros para investimento na requalificação do espaço público e de equipamentos desportivos e culturais.
Foto: DR
“Por um lado contamos reforçar o quadro de pessoal com a contratação de mais um assistente operacional, adquirir uma carrinha e, em termos de obras, contamos concretizar o prolongamento da rua Diogo Guerreiro e concluir o Parque da aldeia, junto à junta de freguesia e temos mais um conjunto de intervenções no âmbito dos equipamentos desportivos e culturais”, revelou o presidente da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, Pedro Gamito.
Além destes investimentos, em 2026, o autarca conta também disponibilizar “habitação para arrendamento acessível” e a cedência de “um lote para construção”.
“É uma habitação que a junta de freguesia tem e, para tal, pretendemos criar um regulamento e definir valores que sejam acessíveis, tendo em conta o mercado, com determinadas regras e com o respetivo concurso”, precisou.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026 foram aprovadas por maioria, com seis votos a favor da CDU e uma abstenção do movimento Smos Todos Cidadãos (STC).
De acordo com Pedro Gamito, eleito pela CDU, a junta de freguesia irá também “comparticipar a parte não financiada”, na ordem dos 15 mil euros, da candidatura efetuada pela paróquia para a “reabilitação da Igreja”.
“Está também para breve, a reparação dos caminhos rurais, com a aplicação de revestimento duplo”, no âmbito de uma empreitada lançada, em 2025, pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
No âmbito desta empreitada, acrescentou, a junta vai “aproveitar para executar um troço que é da responsabilidade da junta e que vai resolver alguns problemas de acessibilidades a algumas habitações na zona rural” da freguesia.
“Estivemos reunidos com o executivo camarário, em dezembro, e indicámos um conjunto de intervenções que pretendemos ver desenvolvidas e estamos a aguardar o que será contemplado, tendo em conta o orçamento municipal, para podermos fazer mais algumas intervenções no decorrer deste ano”, afirmou.
Entre elas, “a melhoria da segurança rodoviária da Cruz de João Mendes e São Francisco” e “alguns troços da EM 544 que também está degradada”.
“Outra das preocupações é a questão da habitação e, uma vez que não existem terrenos municipais na freguesia, transmitimos à câmara a possibilidade de adquirir algum terreno” para resolver esta questão, defendeu.
O movimento associativo e cultural vai continuar a ser apoiado pela junta de freguesia que, este ano, assume o objetivo de reforçar a parceria.
“Nos últimos anos temos tido uma parceria muito forte com as coletividades”, com as quais “temos desenvolvido um conjunto de iniciativas, desde o Festival do Petisco e São Francisco Sons da Serra, e no fundo pretendemos dar continuidade a essas iniciativas porque percebemos que só em conjunto conseguimos fazer esse trabalho”, sublinhou.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026