Foto: DR

O evento contará com uma programação diversificada que inclui conferências, degustações, visitas a destilarias e pomares, caminhadas, animação musical e atividades culturais.

O festival terá início no sábado, pelas 10:00, na Moagem de Sabóia, com um ciclo de conferências dedicadas ao medronheiro, abordando temas como a relação entre o teor de açúcar nos frutos e as características edafoclimáticas (clima, relevo, temperatura, humidade do ar, radiação, tipo de solo, vento, composição atmosférica e a precipitação pluvial), bem como estratégias para o futuro e para o aumento da resiliência da planta ao stress hídrico.

A partir das 13:00, a festa ganha ainda mais vida com um almoço-convívio que inclui porco no espeto oferecido à população, seguido de animação musical com um encontro de acordeonistas e a encenação “A Destila, uma tradição”. Durante a tarde, será apresentado o Guia das Destilarias do Sudoeste de Portugal (15:00), seguido de uma mesa redonda sobre os desafios da fileira do medronho (16:00).

Durante o dia poderão ser degustados produtos à base de medronho, visitar exposições e o mercado tradicional e assistir à animação musical, a cargo de Andamula, Moços do Mira e DJ Lighthouse, entre outros.

No domingo, o festival segue até à freguesia de São Teotónio, com uma caminhada e visita a um pomar de medronheiros e a uma destilaria, com partida da Moagem de Sabóia às 09:30.

O Festival do Medronho de Sabóia é promovido pela Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho e conta com o apoio do Município de Odemira e das Juntas de Freguesia de Sabóia e São Teotónio.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.