Fenómeno natural de ventos extremos em Alcácer do Sal com quedas de árvores e linhas elétricas (atualizado às 12:30)
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 71 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, e um fenómeno natural de ventos fortes com quedas de árvores no concelho de Alcácer do Sal.

Foto: ANEPC
Entre as ocorrências, a proteção civil destaca uma situação de vento extremo, no concelho de Alcácer do Sal.
O caso de vento extremo foi registado na Estrada Nacional (EN) 253, entre Alcácer do Sal e Comporta, numa zona onde não há habitações, que provocou quedas de árvores e de linhas elétricas.
A circulação rodoviária, que esteve interrompida, já foi entretanto restabelecida, estando as empresas de comunicação a avaliar os danos nas suas infraestruturas.
Contactado pela rádio M24, Tiago Bugio, do Comando Sub-Regional do Alentejo Litoral disse que não houve registo de pessoas e habitações afetadas.
Este fenómeno provocou igualmente o corte de energia "em algumas habitações", mas, segundo Tiago Bugio, "a E-REDES está a trabalhar para repor a normalidade deste fornecimento".
Também a circulação ferroviária está interrompida na ponte do Rio Sado, variante de Alcácer do Sal, devido a danos na catenária, que estão a ser reparados por equipas da Infraestruturas de Portugal.
"Na variante a Alcácer do Sal houve 500 metros de catenária que ficaram danificados devido à queda de árvores, mas a circulação de comboios faz-se pela Linha do Sul com normalidade", relatou.
De acordo com o responsável, com a greve dos motoristas da CP, "há intercidades e Alfa pendulares que estão suprimidos".
"Mas os comboios de carga estão a circular com normalidade nesta Linha", referiu o responsável.
Devido a esta situação a circulação ferroviária está a efetuar-se pela Linha do Sul.
Desde as 20:00 de terça-feira foram também registadas duas quedas de árvores e uma limpeza de via, no concelho de Alcácer do Sal, e quedas de árvores nos concelhos de Odemira e de Santiago do Cacém.
A ANEPC emitiu na segunda-feira um alerta à população para o agravamento do estado do tempo em Portugal continental até hoje, com chuva forte, acompanhada de trovoada e granizo, e alerta para medidas preventivas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, entre outros, os distritos de Portalegre, Évora, Setúbal e Beja sob aviso amarelo até às 00:00 de quinta-feira.
Por causa da agitação marítima também os distritos de Setúbal e Beja estão sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Trabalhadores da Repsol em Sines avançam para greve na quarta-feira
05/05/2025

Peregrinos da Paróquia de Santa Maria levam “a fé” na caminhada até Fátima
06/05/2025

Santiago do Cacém com três praias galardoadas com Bandeira Azul
30/04/2025

Homem detido por tráfico de droga e apreendidas mais de 2 mil doses de canábis em Odemira
30/04/2025