Expositores destacam impacto da Santiagro na promoção dos produtos locais
A Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo volta a afirmar-se como uma montra para produtores, empresas e negócios ligados ao território, juntando no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém expositores de várias áreas, da restauração aos produtos regionais.
Foto: DR
Entre os participantes está Fernando Metel, conhecido por “Tubarão”, que regressa à feira com propostas gastronómicas assentes sobretudo em produtos do Alentejo.
“A carne é toda do Alentejo. O porco, praticamente, é tudo do Alentejo. Tentamos comprar a produtores locais”, afirmou.
No espaço do Tubarão, os visitantes podem encontrar pratos como novilho Black Angus grelhado, secretos, pratos mistos com enchidos, ovos rotos com queijo da serra e presunto, prego de vitela, hambúrgueres e tapas alentejanas.
“Viemos de uma família de malta do Alentejo”, disse o expositor que participa na santiagro há cerca de sete anos, sublinhando a preocupação em valorizar fornecedores da região.
Questionado sobre a importancia da Santiagro, Fernando faz um balanço positivo do certame.
“É uma feira positiva, engraçada. Com esta qualidade há poucas”, afirmou, destacando ainda as condições do recinto, nomeadamente a limpeza, os pavilhões, a área envolvente e o estacionamento.
“As casas de banho estão sempre limpas, o pavilhão é espetacular, a área envolvente é funcional e as pessoas têm sempre onde estacionar”, referiu.
Para o empresário, a feira continua a ter capacidade de atrair público, sobretudo ao final do dia e durante os concertos.
“As pessoas aderem sempre. Vem público de fora, vem malta de Lisboa, também muito por causa dos concertos”, afirmou.
Apesar do impacto positivo, Fernando Metel defende que a feira poderia ganhar ainda mais diversidade com o reforço do artesanato tradicional.
“Era bom que alguém se dedicasse também ao artesanato, a trabalhar a cortiça, a madeira, a lã, os teares, os tapetes. É o Alentejo”, sublinhou.
Também a Quinta do Horácio marca presença na Santiagro, com compotas, licores, vinhos e outros produtos produzidos na quinta situada na freguesia de Santo André.
Para Horácio, a participação no certame é importante para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido ao longo do ano.
“Esta feira é muito importante, das mais importantes do nosso concelho. Serve para divulgar os nossos produtos e também para aproveitar um pouco da comercialização”, afirmou.
No espaço da Quinta do Horácio, os visitantes podem encontrar compotas feitas com frutas da quinta, uma vasta gama de licores e vinhos da adega HHG.
“Tenho compotas diversas, todas feitas com frutas da quinta, e uma vasta gama de licores, com mais de uma centena de sabores”, explicou.
O produtor destacou ainda a ginginha feita com frutos produzidos na quinta e convidou os visitantes a provar os produtos durante a feira: “Não é só para mostrar os produtos, mas também para tentar vender alguma coisa”, referiu.
Além da presença na Santiagro, a Quinta do Horácio mantém venda direta no espaço de produção ao longo do ano.
“Sempre que queiram, podem visitar a quinta. Todos os produtos que temos aqui e todos os produtos sazonais que produzimos têm venda direta no espaço de produção”, acrescentou.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
Mais de cem bombeiros e três meios aéreos combatem incêndio em São Luís
10/06/2026
Jovem detido por suspeitas de tráfico de droga em Santiago do Cacém
08/06/2026
CIMPOR reativa centro de moagem em Sines com foco na descarbonização
15/06/2026
Nova Alfândega de Sines lançada esta tarde com presença do ministro das Finanças
09/06/2026