A GNR realizou, quarta e quinta-feira, no Porto de Sines, um exercício “CIREX2023” que mobilizou diversos meios e valências num total de 150 militares e 40 viaturas, divulgou hoje aquela força de segurança.

O exercício, realizado no âmbito do Curso de Segurança, Proteção e Resiliência de Infraestruturas (CSPRI),foi desenvolvido em parceria com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e constituiu-se como o corolário da formação, tendo como finalidade o desenvolvimento de capacidades da GNR no âmbito da segurança e proteção de infraestruturas críticas e outros pontos sensíveis, bem como potenciar a resiliência das mesmas.

O CSPRI é um curso de qualificação na área da segurança e proteção inserida no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, com dois níveis: gestor e técnico.

No decorrer do exercício, enquadrado por um contexto securitário ficcionado, onde as infraestruturas críticas na área do Porto de Sines estavam sujeitas a um grau de ameaça grave, a GNR projetou uma força constituída, composta pelos 40 formandos dos CSPRI, reforçada por diversos meios e valências da GNR, num total de 150 militares e 40 viaturas.

Este exercício teve lugar numa das infraestruturas estratégicas nacionais, tendo em conta que o Porto de Sines é responsável por mais de 50% do total de mercadorias movimentadas por via marítima em Portugal, sendo ainda uma fonte de abastecimento vital para as necessidades do nosso país.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.