Escultura de grupo coral com 14 toneladas homenageia cante alentejano em Odemira
Um monumento ao cante alentejano vai ser inaugurado em Odemira, no próximo domingo, para comemorar os oito anos de classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade deste canto polifónico típico da região. Segundo a Câmara de Odemira, a escultura consiste num grupo coral de dimensões monumentais, com 12,5 metros de comprimento, seis metros de [...]
Um monumento ao cante alentejano vai ser inaugurado em Odemira, no próximo domingo, para comemorar os oito anos de classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade deste canto polifónico típico da região.

Vista aerea de drone da vila de Odemira com casas
Segundo a Câmara de Odemira, a escultura consiste num grupo coral de dimensões monumentais, com 12,5 metros de comprimento, seis metros de altura e mais de 14 toneladas de peso, e é da autoria do escultor Fernando Fonseca, com execução da empresa Gate7.
O objetivo é prestar “homenagem ao cante alentejano e aos seus intérpretes, perpetuando a sua memória e incentivando as novas gerações a manterem viva esta prática expressiva tradicional”, classificada, em 2014, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A cerimónia de inauguração, agendada para as 10:30, na Quinta da Estrela, deverá contar com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, de acordo com o município.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026