Foto: DR

Rádio M24: Quem é o candidato e qual o seu percurso?

Sérgio Santiago: Sou o Sérgio Santiago, casado e pai de dois filhos. Cercalense de coração desde os 6 anos, sou funcionário público desde 1995, tendo iniciado funções como Desenhador no Município de Viana do Alentejo, onde fui delegado e dirigente sindical pelo STAL. Em 2002 regressei ao Cercal, integrando o Município de Santiago como fiscal de obras.

Tive participação ativa no associativismo, sendo dirigente do Corpo Nacional de Escutas, o que reforçou a minha visão da Junta como parceira das associações locais.

De 2009 a 2013, como candidato da CDU, fui Presidente da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, onde considero ter já dado provas de dedicação à causa pública. No atual mandato, mantive o mesmo empenho, dando o melhor e procurando sempre com espírito de serviço, desenvolver as minhas funções em conjunto com a minha equipa e os funcionários da junta, trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa Freguesia.

Qual considera ser a principal necessidade da sua freguesia e a prioridade do seu programa?

As necessidades da nossa freguesia parte por dar resposta à falta de habitação e em paralelo no apoio às famílias, e a fixação de serviços. Na nossa parte, é reforçar a proximidade entre a junta e os cidadãos, garantindo respostas rápidas e eficazes aos problemas do dia-a-dia, na manutenção dos espaços públicos e limpeza urbana. Ou seja, a nossa prioridade é investir na qualidade de vida da população, através da melhoria dos espaços públicos, do apoio social às famílias mais vulneráveis e da promoção de iniciativas que envolvam a comunidade. Só assim construiremos uma freguesia mais solidária, participativa e com futuro.

Que medida concreta implementaria no primeiro ano de mandato?

Neste mandato que termina agora, já muito conseguimos desenvolver, em prol da nossa comunidade. Como se trata de um caminho de continuidade, e sempre a melhorar, propomo-nos realizar a requalificação de espaços públicos, plantar árvores e instalar pequenas zonas de lazer e sombra. A execução de infraestruturas no jardim junto da Escola Básica nº1, com instalações sanitárias e um quiosque. Construção de uma pérgula de sombreamento e proteção à chuva no local onde diariamente se encontram Cercalenses em convívio e jogando às cartas. A instalação de um campo de padel. Serviço de apoio e orientação aos cidadãos mais vulneráveis (idosos, famílias carenciadas, desempregados), ajudando na resolução de questões burocráticas, encaminhamentos e acesso a apoios, e no apoio às famílias a desenvolver um ATL, na páscoa e verão. Lançar o “Programa Jovem Ativo”: criar bolsas de voluntariado e estágios locais envolvendo associações, escolas e empresas locais, de modo a envolver os jovens na vida comunitária e dar-lhes experiências úteis para o futuro.

Como pretende envolver os cidadãos na gestão da Junta de Freguesia?

A participação será promovida através de diferentes formas de envolvimento ativo da comunidade. Pretendemos criar canais de comunicação diretos, como assembleias de freguesia descentralizadas nos diversos lugares da Freguesia, sessões de esclarecimento e reuniões temáticas sobre assuntos relevantes. Como é pratica diária, mantendo a disponibilidade e o contacto direto na rua com as pessoas e com as associações. Vamos manter e reforçar a presença digital da Junta, utilizando plataformas online e redes sociais. O objetivo é fazer uma gestão transparente, colaborativa e próxima das pessoas, fazendo da freguesia um espaço construído em conjunto com todos.

Que mensagem gostaria de deixar aos eleitores da sua freguesia?

Quero deixar uma mensagem de confiança e esperança a todos os cidadãos da nossa freguesia. Acredito que, todos juntos, podemos construir uma comunidade mais solidária, participativa e com melhor qualidade de vida. A minha candidatura assenta no reconhecimento que os Cercalenses me demonstram, no trabalho feito que está à vista de todos. Assenta no compromisso de proximidade, transparência e dedicação ao serviço público.

Com o sentimento de missão cumprida, se me deixarem, é para continuar. Conto com o apoio, de todos, para fazermos da nossa freguesia um lugar onde cada pessoa se sinta ouvida, valorizada e parte ativa das decisões que moldam o nosso futuro. Dia 12 de outubro, não fiquem em casa, venham votar. Todos contam!


Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.