ENTREVISTA| Hélia Rodrigues (CDU) prioriza habitação e caminhos rurais em Abela
A candidata da CDU à Junta de Freguesia de Abela, Hélia Rodrigues, nas eleições autárquicas quer dar prioridade à habitação para fixar população neste território e melhorar os caminhos rurais.

Foto: DR
Rádio M24: Quem é a candidata e qual o seu percurso?
Hélia Rodrigues: O meu nome é Hélia Rodrigues, tenho 56 anos e sou natural da Abela, freguesia onde resido desde sempre. Tenho um percurso profundamente ligado à minha terra e à defesa dos interesses da nossa comunidade. Fui eleita para a Junta de Freguesia de Abela em 2009 e, desde então, tenho-me dedicado com muito empenho ao desenvolvimento da Freguesia. Ao longo dos anos, procurei sempre demonstrar responsabilidade e compromisso nas minhas funções, o que me levou a ser eleita presidente da Junta de Freguesia de Abela em 2021.
Qual considera ser a principal necessidade da sua freguesia e a prioridade do seu programa?
Apesar de todos os pontos que estão no programa eleitoral que iremos apresentar para a Freguesia, tenho em crer que posso destacar dois deles. O primeiro será a construção de infraestruturas no loteamento de Abela. O problema da falta habitação está cada vez mais grave e esta pode ser uma solução que irá ajudar a população e par a Freguesia, pois iremos conseguir fixar mais pessoas. O segundo ponto será a melhoria e manutenção de caminhos rurais. Pretendo continuar os asfaltamentos faseados, em conjunto com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, e a manutenção dos restantes caminhos. Temos muitos montes habitados e as acessibilidades são essenciais para a qualidade de vida.
Que medida concreta implementaria no primeiro ano de mandato?
Tendo como objetivo geral a melhoria da qualidade de vida de quem vive na nossa freguesia, o nosso foco será sempre trabalhar para as pessoas, especialmente para os mais jovens e os mais idosos.
Para tal, propomos a continuidade das medidas que já vem sendo implementadas neste mandato, procurando sempre melhorá-las. Podemos dar como exemplo o apoio que damos ao Jardim de Infância e à EB 1 de Abela, o apoio que damos à Casa do Povo e também o apoio que damos às associações, que são um importante elemento da comunidade local.
Como pretende envolver os cidadãos na gestão da Junta de Freguesia?
Pretendo ser uma presidente presente. Acredito que a proximidade com a população é a chave para que a Freguesia possa evoluir. Apenas estando atenta a todos os problemas, escutando todas as pessoas, e tentando ao máximo resolver o que me for sendo exposto, será possível melhorar.
Que mensagem gostaria de deixar aos eleitores da sua freguesia?
Quero que saibam que podem sempre contar comigo. Estou aqui para ouvir as vossas necessidades, os vossos problemas, e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para encontrar soluções. A minha dedicação à nossa terra e à nossa comunidade é total, e estou sempre disponível para ouvir as vossas ideias e preocupações. Juntos, podemos continuar a trabalhar para melhorar a nossa Freguesia, com transparência, empenho e o máximo de responsabilidade. O meu compromisso é com todos vocês, e vou lutar sempre pelo melhor para a nossa gente.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025