ENTREVISTA| Carlos Rodrigues do movimento STC aponta desenvolvimento e atratividade como prioridades em Cercal do Alentejo
O candidato do movimento STC – Somos Todos Cidadãos à Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, Carlos Rodrigues, elegeu a participação e transparência, a intervenção social, sustentabilidade económica, ordenamento e ambiente como algumas das suas prioridades para por fim à estagnação da freguesia.

Foto: DR
Rádio M24: Quem é o candidato e qual o seu percurso?
Carlos Rodrigues: Sou o Carlos Rodrigues, natural do Cercal do Alentejo e pai de 3 filhos. Licenciei-me em Eng. Electrotécnica e sou Mestre em Gestão Empresarial. Presentemente desempenho funções como Diretor Fabril. Desde sempre ligado à componente técnica e de gestão, liderei centenas de pessoas e contribui para o desenvolvimento dos colaboradores e das empresas por onde tenho desempenhado funções. Desde 2003 que estou ligado ao associativismo. Fui Presidente da Direção da Banda Filarmónica, Presidente da Assembleia-geral da Sociedade Juventude Cercalense e desde 2012 que continuo a ser Presidente da Assembleia-geral dos Bombeiros do Cercal. Sou deputado na Assembleia de Freguesia desde 2013, onde, mesmo na oposição consegui a execução de propostas muito importantes para o Cercal do Alentejo.
Qual considera ser a principal necessidade da sua freguesia e a prioridade do seu programa?
A nossa freguesia está carente de muitas medidas desde há décadas, sofrendo de uma total estagnação desde há sucessivos mandados. Não é fácil nomear uma “necessidade principal”, pelo que o nosso programa é bastante extenso e diversificado. Desde a Participação e Transparência, Intervenção Social, Sustentabilidade Económica, Ordenamento e Ambiente até à Cultura, Desporto e Educação, temos bastantes metas que tencionamos cumprir.
O objetivo principal é o desenvolvimento e atratividade da freguesia, onde seja possível os jovens estabelecerem-se com as famílias, os mais velhos viverem confortavelmente, as empresas e particulares investirem. O nosso objetivo é que o cercalense se sinta orgulhoso da sua terra e que os que se vão estabelecer se sintam como verdadeiros cercalenses.
Que medida concreta implementaria no primeiro ano de mandato?
No primeiro ano de mandato implementarei várias medidas concretas. A primeira coisa será reunir com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e IPSS’s de modo a que, em conjunto, se movam todos os esforços para finalmente existir investimento público municipal no Cercal do Alentejo. Investimentos ao nível do apoio para a criação de uma Estrutura Residencial para Idosos, Creche Municipal, Pavilhão Multiusos, Centro Escolar, disponibilização de terrenos municipais para criação de lotes a preços acessíveis, incentivos fiscais para empresas investidoras, redes de esgotos na Aldeia do Cano e Catifarras, Segurança Rodoviária e de peões, melhorar os espaços verdes e fazer cumprir com os particulares a limpeza de terrenos urbanos, são algumas das medidas que pretendemos implementar já a partir do primeiro ano de mandato.
Como pretende envolver os cidadãos na gestão da Junta de Freguesia?
Defendemos a transmissão ‘online’ das Assembleias de Freguesia (proposta aprovada que levei há 2 anos e nunca quis ser cumprida pelo atual Executivo) e pela disponibilização ‘online’ das atas das Assembleias e das reuniões de executivo. Temos algumas medidas no nosso programa que visam aproximar a população à componente de cidadania, nomeadamente pela criação de programas como “Cercal Mais Verde”, “Cercal Rejuvenescido”, entre outros. Consideramos importante o envolvimento das Associações, Agrupamento de Escolas (APEECA incluída) na gestão da causa pública com a forma e empenho que têm desenvolvido em atividades, festas e sensibilidade nas áreas culturais, desportivas, educativas, saúde e bem-estar da população. O papel das empresas também é importante ao nível de apoios e promoção do Cercal do Alentejo.
Que mensagem gostaria de deixar aos eleitores da sua freguesia?
Gostaria que todos desejassem finalmente, tal como eu, a minha equipa e muitos apoiantes, a mudança e a saída da estagnação de décadas. O tempo de mudar é agora! Um grupo de cidadãos independentes sem filiação e amarras partidárias, bem como outros filiados com apoio dos respetivos partidos juntou-se para traçar um novo rumo para a freguesia, livres na sua forma de pensar e de contribuir para o bem comum. Esperem de mim empenho, dedicação, seriedade e comunicação aberta com todos. Servirei a freguesia com independência, livre de interesses partidários, colocando sempre as pessoas em primeiro lugar. Lutarei, com firmeza e determinação, para que a Câmara Municipal de Santiago do Cacém assegure os investimentos que a nossa terra merece — sem receios nem amarras, porque não estou ao serviço da Câmara, mas sim da população.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025