ENAPOR reforça cooperação com portos nacionais em áreas como segurança e ambiente
A ENAPOR assinou, na segunda-feira, protocolos de cooperação com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e com a Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, reforçando as relações institucionais e técnicas entre Cabo Verde e Portugal no setor marítimo-portuário.
Foto: DR
A cerimónia decorreu em Porto Grande, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, e representa um passo significativo no aprofundamento da cooperação estratégica entre as autoridades portuárias dos dois países.
Os acordos têm como objetivo "estreitar a cooperação" em áreas prioritárias como "segurança e ambiente, operações e gestão portuária, transição e evolução digital, além da descarbonização do setor marítimo- portuário".
Os protocolos contemplam ainda a "partilha de conhecimento, intercâmbio de especialistas, desenvolvimento de projetos conjuntos e ações de capacitação técnica", visando a "modernização, eficiência e competitividade dos portos" envolvidos.
A assinatura foi formalizada pelo presidente do conselho de administração da ENAPOR, Irineu Camacho, pelo presidente do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Vítor Caldeirinha, e pelo presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Pedro do Ó Ramos.
O ato foi presidido pelo ministro do Mar de Cabo Verde, Jorge Santos, e contou com a presença dos membros dos Conselhos de Administração das instituições envolvidas, colaboradores da ENAPOR e representantes de entidades ligadas ao setor marítimo- portuário.
Na ocasião, o presidente do conselho de administração da ENAPOR, Irineu Camacho, destacou que os protocolos "estabelecem um quadro de cooperação abrangente em áreas estratégicas como transformação digital, análise de dados, logística portuária, segurança, sustentabilidade ambiental, cibersegurança, formação e o segmento dos cruzeiros."
Por seu lado, os responsáveis das administrações portuárias portuguesas sublinharam o compromisso de assegurar a implementação efetiva das ações previstas, garantindo que os objetivos definidos se concretizem e fortaleçam de forma contínua a cooperação entre as instituições.
O ministro do Mar salientou que, este momento, constitui um marco estratégico para a modernização dos portos de Cabo Verde, alinhando-os com as melhores práticas internacionais e reforçando o posicionamento do país no panorama marítimo global.
A ENAPOR (Empresa Nacional de Administração dos Portos) é a empresa pública responsável pela gestão e administração dos portos de Cabo Verde.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
Aldeia do Lousal isolada devido à subida do nível da água da ribeira da Corona (c/áudio)
04/02/2026
Várias estradas do concelho de Santiago do Cacém cortadas devido ao mau tempo
04/02/2026
Aluimento de terras encerra caminho municipal que liga São Torpes a Porto Covo
09/02/2026
Santiago do Cacém encerra todas as escolas devido à tempestade Leonardo
04/02/2026