Foto: CMAS

Segundo o Município de Alcácer do Sal, em comunicado, o documentário recebeu ainda o certificado de mérito, atribuído a filmes que demonstram excelência, tanto na interpretação histórica como na realização cinematográfica.

Para o júri do festival o filme “alia o rigor científico a uma realização cinematográfica cuidada e envolvente, assinada por Raul Losada”.

O Festival Internacional de Cinema de História de Ogeechee é conduzido por um júri de historiadores e cineastas com graus de mestrado ou doutoramento, num projeto de colaboração entre o Departamento de História da Georgia Southern University e o Gabinete de Turismo e Convenções de Statesboro nos Estados Unidos da América.

A curta-metragem conta a história de um achado arqueológico excecional: um raro mosaico romano que representa quatro centauros em combate, descoberto numa villa romana em Alcácer do Sal.

Trata-se de uma das muito poucas representações conhecidas de uma luta de centauros em todo o Império Romano.

Com narração de Zé Valdeira e entrevistas às arqueólogas Margarida Figueiredo, Marisol Ferreira, Patrícia Magalhães e à especialista em mosaico romano Cátia Mourão, recriação arqueológica 3D de César Figueiredo.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.