Documentário sobre mosaico do Porto da Lama vence prémio internacional nos EUA
O documentário “A Villa dos Centauros”, realizado por Raul Losada e filmado em Alcácer do Sal, foi distinguido com o prémio de Melhor Curta Documental num festival de cinema, nos Estados Unidos da América (EUA).
Foto: CMAS
Segundo o Município de Alcácer do Sal, em comunicado, o documentário recebeu ainda o certificado de mérito, atribuído a filmes que demonstram excelência, tanto na interpretação histórica como na realização cinematográfica.
Para o júri do festival o filme “alia o rigor científico a uma realização cinematográfica cuidada e envolvente, assinada por Raul Losada”.
O Festival Internacional de Cinema de História de Ogeechee é conduzido por um júri de historiadores e cineastas com graus de mestrado ou doutoramento, num projeto de colaboração entre o Departamento de História da Georgia Southern University e o Gabinete de Turismo e Convenções de Statesboro nos Estados Unidos da América.
A curta-metragem conta a história de um achado arqueológico excecional: um raro mosaico romano que representa quatro centauros em combate, descoberto numa villa romana em Alcácer do Sal.
Trata-se de uma das muito poucas representações conhecidas de uma luta de centauros em todo o Império Romano.
Com narração de Zé Valdeira e entrevistas às arqueólogas Margarida Figueiredo, Marisol Ferreira, Patrícia Magalhães e à especialista em mosaico romano Cátia Mourão, recriação arqueológica 3D de César Figueiredo.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026