Segundo o IPMA; o distrito de Portalegre está sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva forte e trovoada, assim como o distrito de Évora, mas por causa do vento, que será forte, com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros por hora.

Toda a costa ocidental e sul do país encontra-se também sob aviso amarelo, devido à agitação marítima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe "uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Portugal continental registou, até às 22:00 de sexta-feira, 2.806 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo na Península de Setúbal e Grande Lisboa, com o número de incidentes a diminuir nas últimas horas.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu que das 2.806 ocorrências, 1.507 foram por inundações, 529 por quedas de árvore e 311 por limpezas de via.

A Península de Setúbal foi a sub-região mais afetada, com 597 destas ocorrências, seguida da Grande Lisboa (349) e Algarve (285).

Em comunicado, a ANEPC destacou que o impacto dos efeitos do mau tempo pode ser minimizado através de comportamentos preventivos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, com a adoção de medidas como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais.

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.