Foto: CIMAL

Esta medida, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, permitiu renovar os computadores das bibliotecas de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém, Vila Nova de Santo André e Sines, no âmbito do contrato de financiamento entre o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e a CIMAL

O projeto conta ainda com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceiro técnico do GEPAC, no acompanhamento das bibliotecas integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).

A renovação do equipamento acontece numa altura em que ficou disponível o acesso gratuito a livros digitais através das bibliotecas públicas desta região.

Para que os leitores possam aceder às obras em formato digital basta estarem inscritos numa das seis bibliotecas, disporem de internet e terem acesso a um equipamento de leitura, que pode ser um smartphone, um tablet, um computador ou um leitor de livros digitais (e-reader).

O acesso é feito através da BiblioLED, uma biblioteca pública que presta um serviço de empréstimo gratuito de livros digitais e audiolivros disponibilizado através das bibliotecas municipais que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). Ao todo, estão disponíveis cerca de 1500 livros.

Para que os leitores que recorrem às bibliotecas dos municípios do Litoral Alentejano possam aceder àquele acervo de livros digitais, a CIMAL assinou recentemente um protocolo com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), entidade que supervisiona a BiblioLED.

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.