Cerca de 100 presépios expostos nas ruas de Abela até 04 de janeiro
Cerca de 100 presépios construídos pela população e instituições locais estão expostos nas ruas da aldeia de Abela, numa mostra que conta com trabalhos nos mais diversos materiais, formatos e dimensões para partilhar "a mensagem do Natal".
Foto: Paróquia de Santiago do Cacém
A exposição "A'Bella, uma família, um presépio", que foi retomada este ano, é promovida pela catequese da Paróquia de Abela que desafia a população a construir os seus presépios para serem expostos , durante a quadra natalícia, com o intuito de dinamizar a aldeia de Abela.
"Este evento começou na catequese há 12 anos, que é quem tem a missão de coordenar tudo, mas obviamente que só é possível com a colaboração das famílias abelenses e outras instituições e coletividades", explicou à rádio M24 o padre Paulo do Carmo, responsável da catequese da Paróquia de Abela.
Este ano, a maioria dos presépios que estão espalhados pelas ruas, nas portas, janelas, jardins das famílias de Abela são construídos com materiais utilizados nos seus ofícios, acrescentou.
A iniciativa, que foi conquistando adeptos tem vindo a crescer, ano após ano, “com um presépio por família” e conta com um total de cem presépios, “onde a imaginação não tem limite” para representar o tradicional estábulo, a manjedoura, o menino Jesus, a virgem Maria e José, os animais, e os três Reis Magos.
A exposição "A'Bella - Uma família um presépio" prolonga-se até 04 de janeiro de 2026 com uma cerimónia de encerramento "com um presépio ao vivo" a cargo das crianças da catequese.
Esta iniciativa organizada pela Paróquia de Abela, conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Abela, entre inúmeras entidades.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026