Foto: DR

Todos os anos, "continuamos [a registar] um acréscimo de alunos e também a competir no Troféu do Alentejo em Obstáculos", tendo obtido o 3.º lugar da classificação geral das escolas, disse à rádio M24 a presidente do CESA, Neuza Silva.

De acordo com a responsável, a participação nesta competição tem-se revelado "muito boa" no que respeita a promoção do desporto equestre no litoral alentejano.

"É uma forma de cativar mais os miúdos, não só a montar, mas a terem como objetivo frequentarem as aulas" para futuras competições, sublinhou.

Este crescimento deve-se, sobretudo, à entrada desta estrutura nas competições "com um conjunto de alunos" do centro.

Numa região onde se multiplicam as atividades desportivas, Neuza Silva, admitiu que, por vezes, é complicado cativar alunos para esta modalidade.

"É sempre mais complicado porque, muitos deles, são desportos coletivos. No centro temos oito cavalos e entre 50 a 60 alunos e os cavalos têm de ser bem geridos, apesar de muitos pais já fazerem o investimento de adquirir o seu próprio cavalo", argumentou.

O centro equestre é uma associação sem fins lucrativos que conta com "o apoio do movimento associativo do Município de Santiago do Cacém" e da "Junta de Freguesia" de Santo André, explicou.

Além de receber "alguns patrocínios", o CESA depende essencialmente "do trabalho diário, das aulas, dos passeios, dos cavalos que temos tabelados", acrescentou.

Entre as principais dificuldades, está a redução da atividade, durante o inverno, e a consequente perda de rendimento, devido às condições climatéricas.

"Infelizmente não temos Picadeiro Coberto e à chuva não dá para montar, mas o cavalo continua a comer, a beber e a ter alguém que trate dele", lamentou.

Por isso, a instalação de um Picadeiro Coberto, "num montante que ronda os 150 a 200 mil euros" ajudaria na rentabilidade da associação.

"Para uma associação como a nossa é muito difícil e seriam necessários entre 150 a 200 mil euros garantiria mais condições para quem está a frequentar equitação", frisou.

O Centro Equestre de Santo André dinamiza, durante a Santiagro, vários batismos equestres, a gincana a cavalo (sábado), e a Gala Equestre, no domingo, às 21:00.

Este ano, a Gala Equestre, "vai contar com a participação da Associação de Música de Santo André, com cerca de 30 músicos, que vão tocar os temas ao vivo".


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.