Câmara destaca importância e papel dos soldados da paz nas comemorações do Dia Municipal do Bombeiro
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, realçou, este domingo, a importância e o papel das quatro corporações de bombeiros do concelho, ao assinalar o Dia Municipal do Bombeiro, em Cercal do Alentejo.

Foto: DR
Em declarações aos jornalistas, à margem das comemorações, Álvaro Beijinha disse tratar-se de “um dia especial para os bombeiros” que, nesta ocasião, são reconhecidos pelo Município de Santiago do Cacém.
“É o reconhecimento público por parte da câmara municipal ao trabalho que fazem diariamente. São pessoas que estão disponíveis 24 sob 24 horas, 365 dias e, por isso, penso que seja justo” esta cerimónia, assinalou.
Durante as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, as quatro corporações assinaram com o município, um protocolo de financiamento no valor de 220 mil euros que, este ano, sofreu um incremento de 20%.
Foi ainda assinado um protocolo extraordinário de 25 mil euros que “tem como finalidade o apoio à aquisição de viaturas, equipamentos de proteção civil e intervenções nos quartéis”.
O autarca, que está em fim de mandato, recordou que “ao longo dos últimos 12 anos” aumentou o apoio “em 5 vezes e meia” .
“É um esforço que a câmara faz, naturalmente que os bombeiros ainda precisam de mais, mas também é verdade que quem tem a responsabilidade legal de financiar os bombeiros é a administração central, são os governos. As câmaras municipais, se calhar, todas o fazem por esse país fora, mas não têm essa obrigação”, vincou.
Por seu lado, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Cercal do Alentejo, este ano, a anfitriã das comemorações, atribuiu uma extrema importância ao Dia Municipal do Bombeiro, considerando que esta iniciativa permite “o convívio entre as quatro corporações”.
Sobre os protocolos assinados, João Ludovico disse ser um “sinal positivo” por parte da autarquia depois de “negociações muito duras” que se traduziram neste apoio financeiro.
“É um sinal positivo que a câmara dá, ficamos muito satisfeitos com esta situação. Era uma necessidade que as associações ao longo do tempo reportavam à câmara municipal. Sabemos que não tem efetivamente a competência própria porque estas verbas deviam vir do Estado Central e, por isso, defendi, na minha intervenção, que é urgente um plano de reequipamento dos corpos de bombeiros”, frisou.
Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Cercal do Alentejo, Vítor Tomaz, além do reconhecimento aos bombeiros, esta cerimónia refletiu a união entre as quatro corporações.
“É o reconhecimento da câmara para com os bombeiros, sendo uma forma de reconhecimento e também uma forma de todas as corporações poderem colaborar no mesmo sentido, com mais união e espírito de grupo, para as missões que nos são atribuídas”, vincou.
Também em declarações aos jornalistas, o comandante dos Bombeiros de Alvalade, Miguel Romão, referiu que este dia permite “enaltecer os corpos de bombeiros” do concelho de Santiago do Cacém.
“Isto é bastante importante para nós, não só para enaltecer os corpos de bombeiros do município, como também os apoios financeiros que nos atribuiu”, disse.
Já para o comandante dos Bombeiros de Santo André, Tiago Martins, “faz todo o sentido” retomar estas comemorações depois de uma paragem de alguns anos.
“Cada vez mais os bombeiros não estão a ser reconhecidos e o retomar desta iniciativa, que o município teve já há alguns anos e que esteve parada, faz todo o sentido”, afirmou.
Para o comandante dos Bombeiros de Santiago do Cacém, Pedro Torrão, esta iniciativa “é importante para elogiar todos os bombeiros” deste concelho, dando “a conhecer à população o trabalho” que é desenvolvido pelos soldados da paz “ao longo do ano”.
Durante as comemorações foram homenageados 26 bombeiros com a atribuição de medalhas referente aos 25 anos de atividade e realizado um simulacro de um acidente rodoviário com duas vitimas encarceradas, em que foram coordenados os meios de todas as corporações de bombeiros.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025