Câmara de Santiago do Cacém lança programa para promover sucesso escolar
A Câmara de Santiago do Cacém quer combater o insucesso escolar, reforçando as componentes da psicologia, expressão musical, promoção e mediação da leitura e atividade física nos próximos três anos letivos.

Foto: DR
O projeto municipal surge no âmbito de uma candidatura ao Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e tem um financiamento na ordem “de meio milhão de euros”.
“Estamos a falar de um financiamento de cerca de meio milhão de euros para estes três anos [letivos], sendo que uma das regras desta candidatura é que uma grande percentagem, ou seja 430 mil euros são alocados só a recursos humanos”, explicou à rádio M24 a vereadora responsável pelo pelouro da educação, Sónia Gonçalves.
O Programa Municipal de Promoção do Sucesso Escolar foi apresentado, esta quarta-feira, no Auditório Municipal António Chainho (AMAC), em Santiago do Cacém.
O reforço implica “técnicos especializados em todas estas áreas, música, psicologia, mediação da leitura, atividade física e música”, indicou.
De acordo com a autarca, a estratégia seguida no programa resulta de “uma avaliação muito detalhada dos resultados dos alunos” do pré-escolar, 1.º e 2.º anos de escolaridade do concelho e de um trabalho “com professores, educadores e técnicos especializados”.
“Pelo facto de, no 1.º ano, os alunos não reprovarem não se percebe se estão ou não bem preparados para o 2.º ano de escolaridade onde identificamos alguns chumbos acima da média, o que se traduz em insucesso escolar”, precisou.
Segundo Sónia Gonçalves, o programa foca-se nestes níveis de ensino e, ao longo de três anos letivos, vai “acompanhar os mesmos grupos” de alunos.
Desta forma, será possível “perceber se as ações que foram planeadas de acordo com o diagnóstico vão melhorar o [seu] percurso escolar”.
“Aquilo que vai acontecer pode influenciar positivamente e promover o sucesso escolar nestas crianças, nestes anos e no futuro. Por outro lado pode reduzir o insucesso escolar”, acrescentou.
No entanto, e apesar do diagnóstico efetuado, a autarca considerou que o insucesso escolar no concelho de Santiago do Cacém “não é preocupante”.
“Quando há uma transição de ciclo, temos alguns dados de decréscimo do rendimento escolar, mas de um modo geral podemos dizer que os agrupamentos do nosso município têm vindo a ter resultados bastante positivos”, ressalvou.
Questionada sobre a existência de assimetrias entre o interior e o litoral do concelho que possam contribuir para este diagnóstico, Sónia Gonçalves, reconheceu “alguma discrepância”.
“Há alguns focos, mas é muito transversal. Daí este programa ser universal”, sendo aplicado “a todo o pré-escolar e depois a todo o 1.º ano e todos os 2.º anos” de escolaridade, afirmou.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025