Avaria em bomba deixa vila de Cercal do Alentejo sem água
Uma avaria na bomba de captação de água na zona da Bica Santa deixou hoje os moradores da vila de Cercal do Alentejo sem abastecimento, revelou a Junta de Freguesia, antecipando que o abastecimento poderá ser retomado no sábado.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, Carlos Rodrigues, depois de efetuados "os respetivos testes" verificou-se que se trata de "uma avaria na zona da captação" de água.
A empresa "Águas do Alentejo detetou um problema com a bomba do furo da Bica Santa, que alimenta a vila de Cercal, e está a tentar resolver esse problema", explicou.
Segundo informações transmitidas por responsáveis da Águas Públicas do Alentejo (AgdA) "está uma bomba nova a caminho que irá substituir" a atual, indicou.
No entanto, por se tratar de "uma operação delicada", a intervenção "irá demorar umas horas", ressalvou.
Ao início da tarde, a avaria "afetou os pontos mais altos" da vila, mas, cerca das 19:45 de hoje, perto de "1.500 pessoas" na vila de Cercal do Alentejo estavam "praticamente sem água nas torneiras", explicou Carlos Rodrigues.
"As equipas vão estar a trabalhar durante toda a noite e, possivelmente, ao final da noite ou mesmo amanhã de manhã poderá estar restabelecido o abastecimento", antecipou.
Até à reposição do abastecimento de água, o autarca aconselhou a população a adquirir água engarrafada ou "aproveitar as águas da chuva para utilizar nos sanitários, caso seja necessário".
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026