Abaixo-assinado de moradores de vias rurais junto ao IP8 recolhe 602 assinaturas
O abaixo-assinado promovido por dezenas de moradores e utilizadores de vias rurais degradadas junto às obras de ligação de Sines à Autoestrada do Sul (A2), no concelho de Santiago do Cacém, conseguiu recolher um total de 602 assinaturas.
Foto: Direitos Reservados
O documento foi entregue, em meados de dezembro, à empresa Infraestruturas de Portugal (IP), responsável pela empreitada de duplicação das faixas do Itinerário Principal 8 (IP8) entre Sines e a A2, a exigir a “melhoria do troço lateral paralelo” àquela estrada.
“Estas obras têm prejudicado em muito o acesso” dos utilizadores “a esta via”, argumenta, em comunicado, a Comissão de Utentes do Litoral Alentejano que se associou a esta luta.
Os subscritores deste abaixo-assinado solicitam “a execução de obras necessárias à melhoria” destes caminhos, com a “colocação de pavimento duradouro, em alcatrão ou similar”, uma vez que o atual nível de degradação “prejudica diretamente todas as viaturas” que por ali circulam.
A obra, a cargo da IP e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “prevê a melhoria das condições de circulação e segurança” no IP8/A26, entre o nó de Roncão e Relvas Verdes, no concelho de Santiago do Cacém, num troço “com cerca de 15 quilómetros”.
“Os Utentes do IP8, exigem que os acessos a este itinerário seja reparado e depois da obra concluída, seja possível aceder ao IP8 sem quaisquer danos para as respetivas viaturas”, refere a comissão de utentes.
Em outubro de 2024, quando o abaixo-assinado foi lançado, Sónia Reis, uma das moradoras explicou que os utilizadores queixam-se “do estado de degradação destas vias rurais”.
Trata-se de “uma via rural que não está em condições porque ainda tem uma parte do asfaltamento feito na primeira investida para a construção da autoestrada, há cerca de 13 anos, mas depois tudo o resto está em muito mau estado”, vincou.
E “estas preocupações surgem pelo facto de não haver uma resposta clara que nos leve a acreditar que a via rural, que serve a população que habita ou transita entre estas povoações, vai ser reparada”, referiu.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026