Rota em Cerromaior percorre os caminhos de Manuel da Fonseca em Santiago do Cacém
A cidade de Santiago do Cacém conta, desde quarta-feira, com novos paineis informativos da Rota por Cerromaior, alusivos ao escritor santiaguense Manuel da Fonseca e à sua obra literária Cerromaior, editada em 1943.
Foto: CMSC
A iniciativa, inserida no programa do “Outono Literário”, que decorre nos meses de outubro e novembro, em Santiago do Cacém, contou com a participação dos alunos do ensino secundário do Agrupamentos de Escolas que percorreram a renovada rota literária.
A “Rota por Cerromaior”, criada pela Câmara Municipal, é uma visita, pela mão da literatura e da história, à cidade de Santiago do Cacém, através dos lugares ligados à vida de Manuel da Fonseca e da sua emblemática obra Cerromaior.
"Aqui, mais do que em qualquer outro livro, Manuel da Fonseca utilizou como matéria-prima a localidade que o viu nascer e, com toda a liberdade da ficção, recriou Santiago do Cacém a partir tanto da realidade do tempo em que decorre a ação (anos 30 do século XX, mais precisamente o período da Guerra Civil de Espanha), como das suas memórias de infância", realçou, em comunicado, o município.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026