Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo nos próximos dias
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o agravamento do estado do tempo, nos próximos dias, em Portugal Continental.

De acordo com a ANEPC, em comunicado, está prevista precipitação, por vezes forte, vento, agitação marítima e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Face a esta previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a autoridade adverte para a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro e para a ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.
Alerta ainda para a instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo, ao piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo e/ou neve e a possíveis acidentes na orla costeira, devido à forte agitação marítima.
Por isso recomenda que sejam desobstruídos os sistemas de escoamento da água, que se fixem bem as estruturas soltas e se tenha especial cuidado na circulação, especialmente junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, bem como nas zonas afetadas pela neve.
A Proteção Civil pede ainda à população que esteja atenta às informações da meteorologia e às indicações da ANEPC e das forças policiais.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Incêndio na antiga central termoelétrica de Sines com três setores ativos
13/03/2025

PS/Santiago do Cacém não apresenta candidatura e vai apoiar movimento "STC- Somos Todos Cidadãos" nas autárquicas
06/03/2025

Pedro do Ó Ramos é o novo presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve
14/03/2025

PSD/Santiago do Cacém apoia movimento “Somos Todos Cidadãos” e não apresenta candidatura às autárquicas
14/03/2025