Odemira reforça vigilância nas praias e zonas ribeirinhas fora da época balnear
O Município de Odemira, em parceria com a Guardião – Associação de Nadadores-Salvadores do Concelho de Odemira (ANSCO), vai garantir a vigilância nas praias ao longo do ano para responder ao aumento da procura fora da época balnear.
Foto: DR
Em comunicado, o município revelou que o projeto "Praias Seguras Todo o Ano" vai reforçar a segurança fora do período da época balnear definido, entre junho e setembro, com "o patrulhamento diário das praias e zonas ribeirinhas".
A vigilância, levada a cabo por uma equipa de nadadores-salvadores da Guardião, será coordenada com as entidades locais e regionais, incluindo a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e os clubes fluviais e desportivos do concelho, assegurando uma resposta rápida em situações de emergência.
Segundo a autarquia, a Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira ficará ainda responsável por promover ações de sensibilização dirigidas à comunidade, incluindo escolas, associações e instituições locais, para reforçar as boas práticas de segurança nas atividades aquáticas.
"O projeto prevê igualmente a vigilância em eventos desportivos e outras atividades aquáticas realizadas fora da época balnear", adiantou.
De acordo com o município, além de reforçar "o compromisso com a segurança de residentes e visitantes", este projeto aposta "numa estratégia coordenada e preventiva nas Melhores Praias de Portugal" e "contribui para reduzir o risco de acidentes", consolidando "Odemira como destino turístico seguro, acessível e preparado para a crescente procura das praias ao longo de todo o ano".
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026