Foto: CMO

Durante o 1.º trimestre do ano letivo 2025/2006, foram distribuídos 20 baús do projeto pelas 18 Escolas Básicas de 1.º ciclo do concelho, equipados com variado material lúdico-pedagógico e desportivo, beneficiando cerca de 1.000 alunos, num investimento que rondou os 20 mil euros.

Segundo a autarquia, o projeto tem como objetivo criar oportunidades para as crianças brincarem e aprenderem ativamente em espaço de recreio, valorizando o tempo da brincadeira livre, assim como desenvolver competências pessoais e sociais das crianças, designadamente a autonomia, a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas.

Este programa visa equipar os recreios com recursos materiais que convidem as crianças a sonhar, inventar e construir as próprias brincadeiras (materiais de natureza lúdica e pedagógica, assim como materiais soltos e não estruturados).

Noutra perspetiva, a iniciativa pretende também capacitar os profissionais da escola para a promoção da brincadeira livre, aprendendo sobre a natureza do brincar, sobre como supervisionar a brincadeira sem a condicionar, sobre segurança e sobre o seu papel na gestão do espaço de recreio.


Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.