Odemira decreta dois dias de luto pelo falecimento de Justino dos Santos (1940-2025)
A Câmara Municipal de Odemira decretou hoje dois dias de luto municipal pelo falecimento do primeiro presidente eleito democraticamente para este órgão autárquico, Justino dos Santos, aos 85 anos.
Foto: CMO
Numa publicação na página oficial do Facebook, o município manifestou "o seu sentido pesar pelo falecimento do Dr. Justino Augusto Baptista Abreu dos Santos na manhã" desta quarta-feira.
Justino dos Santos foi o "primeiro presidente da Câmara Municipal de Odemira democraticamente eleito, cargo que exerceu ao longo de 17 anos, entre 1976 e 1993", referiu.
"O concelho de Odemira muito deve ao empenho, dedicação e competência com que presidiu e orientou a gestão autárquica, defendeu causas e o desenvolvimento local", lê-se na mesma publicação.
Médico de profissão, Justino dos Santos "exerceu medicina em Odemira antes e depois de ser" eleito presidente da Câmara Municipal, "com grande dedicação nos últimos anos à Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Odemira", acrescentou.
"Foi agraciado em 1994 com a Comenda de Serviços Públicos pelo Presidente da República e em 2005 com a Medalha de Honra do Município de Odemira".
No voto de pesar, o município realçou que o "Comendador Justino Santos ficará na história do concelho, da região e do país".
"É com profundo pesar que endereçamos à família e amigos as mais sinceras condolências", concluiu.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026