Nova estrutura sub-regional de Proteção Civil do Alentejo Litoral sediada em Grândola
O Alentejo Litoral vai passar a ter, a partir de 01 de janeiro de 2023, uma estrutura própria de coordenação das ações de emergência e proteção civil, que ficará instalada em Grândola. De acordo com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral ( CIMAL), em comunicado, a decisão de criar comandos sub-regionais coincidentes com as 23 [...]

O Alentejo Litoral vai passar a ter, a partir de 01 de janeiro de 2023, uma estrutura própria de coordenação das ações de emergência e proteção civil, que ficará instalada em Grândola.
De acordo com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral ( CIMAL), em comunicado, a decisão de criar comandos sub-regionais coincidentes com as 23 comunidades intermunicipais existentes no país foi tomada pelo Governo em 2019.
Nessa restruturação manteve-se um comando nacional de emergência e proteção civil e cinco comandos regionais de emergência e proteção civil: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
No caso do Comando Regional do Alentejo, vai ficar com quatro comandos sub-regionais, que se situam, além do Alentejo Litoral, no Alto Alentejo, no Alentejo Central e no Baixo Alentejo.
O novo modelo de funcionamento da emergência e proteção civil ao nível sub-regional foi apresentado pelo Comandante Regional do Alentejo, José Ribeiro, numa reunião que decorreu a 16 de dezembro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), em Grândola.
Nos cinco concelhos abrangidos pela nova estrutura existem dez corpos de bombeiros: Alcácer do Sal, Torrão, Grândola, Santiago do Cacém, Alvalade, Cercal do Alentejo, Vila Nova de Santo André, Odemira, Vila Nova de Milfontes e Sines.
Ao todo, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral abrangerá uma área de 5.308 km2 onde residem cerca de 95.000 pessoas.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025