Município de Odemira dinamiza Rede de Bibliotecas
A Rede de Bibliotecas de Odemira foi recentemente formalizada através de assinatura de protocolo entre o município e os agrupamentos de Escolas de Odemira, São Teotónio, Colos, Sabóia e Vila Nova de Milfontes e Colégio Nossa Senhora da Graça.

Foto: DR
A nova rede, explicou o município, vai promover políticas coordenadas de atividades e serviços em torno de promoção da leitura e da literacia em geral junto da comunidade escolar.
De acordo com a autarquia, a formalização da Rede de Bibliotecas de Odemira resulta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de forma colaborativa há vários anos entre a Biblioteca Municipal José Saramago e as Bibliotecas Escolares do concelho no sentido de promover, de forma articulada, diversas iniciativas de promoção da leitura entre os cerca de 3800 alunos do concelho.
A rede envolve a Biblioteca Municipal José Saramago e as nove Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Odemira (com quatro Bibliotecas), de São Teotónio, Colos, Sabóia, Vila Nova de Milfontes e Colégio Nossa Senhora da Graça.
A Biblioteca Municipal dinamiza regularmente ações descentralizadas de leitura e da Hora do Conto junto das escolas do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, para garantir o igual acesso de todas as crianças ao livro e à leitura.
Além das visitas regulares às escolas, é também possível o empréstimo de títulos às escolas e requisição de livros pelos alunos e professores.
Paralelamente, a Biblioteca Municipal tem vindo a prestar apoio técnico às diferentes Bibliotecas no sentido de uniformizar critérios e procedimentos com o objetivo de divulgação do catálogo documental coletivo concelhio.
A cerimónia de formalização da Rede de Bibliotecas de Odemira decorreu no passado dia 02 de junho, na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e dos diretores dos Agrupamentos e Colégio Nossa Senhora da Graça.
Marcaram também presença a coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva, a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Maria José Alves, e a vereadora da Câmara Municipal responsável pela área da Educação, Isabel Palma.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025