Misericórdia de Grândola avança com novo lar para criar 80 camas num investimento de 10 milhões de euros
A Santa Casa da Misericórdia de Grândola vai construir um novo lar residencial, com capacidade para 80 camas, num investimento de cerca de 10 milhões de euros que deverá estar concluído em 2027.
Foto: SCMG
De acordo com o provedor da instituição, Horácio Pereira, a futura Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) vai permitir “aumentar a [sua] capacidade”, com a construção “de mais 80 camas” e de vários equipamentos de apoio.
Segundo o dirigente, que esta semana assinou o contrato de construção da nova ERPI, trata-se de uma obra de grande envergadura que inclui, além das 80 camas, a construção de “equipamentos de apoio médico, de enfermagem, de fisioterapia” entre outros.
“Estamos a falar de valores, incluindo o IVA [Imposto sobre o Valor Acrescentado], embora só a 50%, e o equipamento, na ordem dos 10 milhões de euros”, afirmou Horácio Pereira, acrescentando que este montante “será totalmente suportado” pela instituição.
O projeto para a construção desta ERPI começou a ser desenvolvido “há cinco anos”, com o objetivo de dar resposta ao constante número de pedidos de internamento de idosos, afirmou o responsável
“A Segurança Social demorou três anos a aprovar o projeto e só agora conseguimos ter tudo concluído para avançar com a obra, embora neste momento não existam verbas comunitárias nesta zona para equipamentos sociais novos”, acrescentou.
Com a conclusão da obra da futura ERPI, cujo prazo de execução é de “um ano e meio”, a Misericórdia de Grândola ficará com uma capacidade instalada de cerca de 215 camas.
“A meu ver não vai resolver o problema da população [idosa] na totalidade, mas vai dar uma grande ajuda e já ficamos com uma capacidade de rotação muito grande”, sublinhou.
Com a construção desta unidade, o provedor da Misericórdia de Grândola estimou ainda o aumento de cerca de “50 a 60 postos de trabalho”.
“Vamos ter a necessidade de criar mais postos de trabalho, na ordem das 50 a 60 pessoas”, acrescentou.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
Prisão preventiva para suspeito de violência doméstica em Vila Nova de Santo André
25/11/2025
GNR detém homem por violência doméstica contra a sua mãe em Santiago do Cacém
02/12/2025
Barco de pesca naufraga ao largo de Sines sem causar vítimas
29/11/2025
Homem detido por roubo com arma branca em estabelecimento comercial em Sines
04/12/2025