Foto: CMSC

Um dos grandes destaques é o 26.º Festival de Música Al-Mutamid, que ao longo do mês leva aos auditórios municipais espetáculos dedicados às sonoridades árabe-andalusí e mediterrânicas.

Projetos como Al Andalus Project (14 de fevereiro, em Ermidas-Sado), Milo ke Mandarini (15 de fevereiro, em Alvalade) e Bilad Al-Sham (28 de fevereiro, em Santiago do Cacém) celebram o diálogo entre culturas através da música.

Na área da música destaca-se ainda o concerto solidário da Escola Municipal de Guitarra Portuguesa Mestre António Chainho, no dia 08 de fevereiro, no Auditório Municipal António Chainho, cuja entrada reverte em bens alimentares e de higiene para a CAE Intervir.

No dia 20, o público poderá assistir ao espetáculo intimista “Contar Cantigas”, de Paulo de Carvalho, em Vila Nova de Santo André.O teatro também está em evidência com o espetáculo “Foice”, do Teatro Estúdio Fontenova, integrado no projeto EmCena, com apresentações, nos dias 12 e 13 de fevereiro, em Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, abordando temas como a defesa do território e a especulação turística

A literatura marca presença com apresentações de livros, encontros do Clube de Leitura – Canto das Letras e atividades para famílias e bebés nas bibliotecas municipais. Ao longo do mês, estes espaços acolhem também exposições de artes plásticas, com destaque para “Expressionismo Arte 2026”, de Ivo Pereira, em Vila Nova de Santo André, e a exposição retrospetiva de Alfredo Moreira da Silva, patente até março em Santiago do Cacém.

Fevereiro é igualmente um mês forte no desporto, com eventos como o Triatlo de Santo André, prova pontuável para a Taça de Portugal, a Caminhada Solidária Chaparros no Trilho de Infinito e iniciativas que promovem o convívio e o bem-estar, como a Mega Aula de Bebés nas Piscinas Municipais.

O Carnaval anima o concelho com o Carnaval das Escolas, que enche de cor as freguesias, e o Baile de Carnaval Sénior, promovendo o convívio e o combate ao isolamento social.

A gastronomia também está em destaque com o 11.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, que valoriza um produto de excelência e dinamiza a economia local .

A fechar o mês, o município marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), entre 25 de fevereiro e 01 de março, reforçando a promoção do concelho nas áreas do turismo ativo, património, cultura e gastronomia .

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.