Festa do Livro regressa a Santiago do Cacém com uma “Ode à Natureza” (c/áudio)
A Festa do Livro regressa ao centro histórico de Santiago do Cacém, a partir de hoje e até ao próximo domingo, numa 5.ª edição inspirada no tema “Ode à Natureza”.
Foto: FCACA
A iniciativa é promovida pela Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, em coorganização com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, e conta com o apoio de dezenas de entidades locais.
Para Jorge Nunes, presidente do conselho de administração da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, o crescimento do evento confirma a sua importância para o concelho.
“Tem interesse para a nossa terra e tem interesse na área da cultura”, afirmou, destacando a participação crescente de associações, escolas, instituições e empresas.
A diretora da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, Susana Salema, explicou que o tema deste ano foi escolhido pela ligação entre natureza, criação artística e literatura.
“Achamos que é muito pertinente enaltecermos a natureza, por ela ser casa para todos nós e por nos dar alimento”, afirmou em declarações à rádio M24.
A abertura da Festa do Livro está marcada para hoje, às 16:15, com a arruada inaugural “Borboletas à Solta”, pelo grupo Uh!Topia, entre o Crédito Agrícola e a Fundação.
A sessão de abertura decorre às 17:00, seguindo-se, às 18:00, a palestra “Cultivar Leitores”, com Paula Cusati, e, às 19:00, uma conversa com o escritor António Cabrita.
Está ainda prevista a inauguração da exposição “Baile no Bosque”, de Cristina Amado, uma sessão de “Poemas de Varanda”, teatro com “Malteses”, pelo GATO SA e Academia de Música de Santo André, e o concerto de Alflat Jazz.
No sábado, o programa inclui um 'workshop' de impressão botânica com Cristina Amado, conversas de jardim com Ivo Meco, o momento “Em Cada Porta Uma História”, com Márcia Gamito, e uma conversa com a escritora Susana Moreira Marques.
A noite de sábado conta ainda com a atuação do grupo Choro à Mesa, a cerimónia do Prémio Alda Guerreiro e o concerto de Jorge Fernando e Fábia Rebordão.
No domingo, há oficinas criativas para crianças, conversas de jardim com Fernanda Botelho, a iniciativa “Leituras que fazem a diferença”, oficinas na Feira do Livro, a apresentação “Ler. A Caminho do Sol Nascente”, de Ana Zorrinho, e o espetáculo de música e narração oral “Vai de Centro ao Centro”, com Celina da Piedade, Cristina Taquelim e Ana Santos.
A 5.ª edição encerra no domingo à noite, depois do espetáculo de comédia de Eduardo Madeira, marcado para as 21:30, no Palco Principal.
A Feira do Livro decorre na rua Parreira de Lacerda, onde estará também a rua da Poesia. A restauração fica instalada na rua Condes de Avillez, com a participação de várias associações e entidades locais.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
CUF chega a Sines após integração do grupo HPA Saúde
22/06/2026
Homem de 37 anos detido por suspeita de violência doméstica em Sines
19/06/2026
CIMPOR reativa centro de moagem em Sines com foco na descarbonização
15/06/2026
Rodrigo Charrua reeleito presidente do PS Santiago do Cacém
20/06/2026